Dia Mundial do Teatro: Chapitô traz “Júlio César” ao Cine-Teatro S. João

No Dia Mundial do Teatro (27 de Março), a Companhia Chapitô apresenta o espetáculo “Júlio César” no Cine-Teatro S. João, em Palmela, às 21h30, com entrada livre (mediante levantamento de bilhete).

Direção e Criação

Dirigido por José C. Garcia e Cláudia Nóvoa, esta é a 39ª criação coletiva do repertório do Chapitô, que continua a explorar a comédia como linguagem para reinventar a história. A criação teatral é baseada em eventos da vida da figura histórica Júlio César, eternizada pelos grandes contadores de histórias, desde Plutarco a Shakespeare. Para mais informações contacte através de: 212 336 630 ou cultura@cm-palmela.pt.

Programação e Objetivos

O espetáculo, destinado a pessoas com mais de 12 anos e organizado pela Câmara Municipal de Palmela, é o último da programação para comemorar o Dia Mundial do Teatro em Palmela, que decorre durante o mês de março, com peças de companhias locais e nacionais e formação em todas as freguesias.

A programação, promovida pela Câmara Municipal com os Grupos de Teatro do concelho, encerra a 30 de março, às 21h, com a tradicional Queima do Judas no Centro Histórico de Palmela. As comemorações inserem-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 – Redução das Desigualdades e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Sinopse

“Júlio César foi um general Romano e um homem de estado. Membro do primeiro Triunvirato, liderou os exércitos Romanos na conquista da Gália, antes de derrotar o seu rival político Pompeu em contexto de guerra civil. Autoproclama-se depois Ditador Perpétuo de Roma, cargo que não ocupou por muito tempo, assassinado por um grupo de senadores que o consideram uma ameaça à República.

Inspirados no imaginário popular das representações de Roma e da figura notável que foi Júlio César, explorando inconsistências históricas e tomando liberdades no tratamento de factos documentados – com o des-rigor que já caracteriza a Companhia do Chapitô – eis a desconsagração de outro monstro histórico, Júlio César. Se era ele um tirano que merecia morrer ou um herói brutalmente assassinado por conspiradores, venha o Diabo e escolha. Aqui não há heróis nem vilões, há circunstâncias e gente ardilosa que faz pela vida. Também há gente menos ardilosa que faz o que lhes mandam. E gente virtuosa que faz o que tem de ser feito. Arrasamos todos por igual”.

Não perca a oportunidade de celebrar o Dia Mundial do Teatro em Palmela com esta versão de Júlio César, contada pela Companhia Chapitô.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Cinema Infantil em Novembro
Cultura

Sessões Imperdíveis de Cinema Infantil em Novembro e Dezembro em Palmela e Pinhal Novo 

Com a chegada dos meses de novembro e dezembro, as famílias têm a oportunidade de desfrutar de momentos mágicos no cinema, especialmente com...

Feira do Livro Pop Up
Cultura

Visite a Feira do Livro Pop Up em Pinhal Novo

A “Feira do Livro Pop Up” é uma iniciativa que promete trazer a magia da literatura para o Mercado Municipal de Pinhal Novo....

Trabalhos das Crianças
Cultura

Exposição “A Nossa Voz” em Palmela: Conheça os Trabalhos das Crianças do Concelho

A Exposição “A Nossa Voz” é uma excelente oportunidade para descobrir a criatividade e a expressão dos jovens artistas do concelho de Palmela....