Dias Pequenos, Grandes Festas: O Dia Mais Curto!

Diz o calendário que o dia mais curto do ano, o dia do solstício de Inverno, está cada vez mais perto de nós. E que melhor maneira de entrar nesta estação do ano do que num festival de cinema?
Como está frio e alguma chuva, ninguém ficará à porta porque a Agência da Curta-Metragem tem para apresentar O Dia Mais Curto com quatro programas distintos, curtas-metragens nacionais e internacionais, adaptados para todos os públicos e idades. Para os mais crescidos, estão programados os espaços “Novas Curtas Portuguesas” e “Curtas do Mundo”.

Programas Variados

O primeiro destes programas, “Novas Curtas Portuguesas”, debruça-se sobre alguns dos problemas presentes na sociedade atual, como por exemplo a violência doméstica, habitação e todo o vasto alcance das relações humanas, através da ficção e animação. 

O segundo programa, “Curtas do Mundo”, apresenta uma seleção de curtas-metragens internacionais com alguns dos filmes europeus premiados pelo público dos grandes festivais de cinema que, este ano, competem para o prémio ESFAA (European Short Film Audience Award). São produções oriundas de Espanha, França, Alemanha e Países Baixos.

“Curtinhas para Todos”, oferece aos espectadores mais jovens sete filmes que nos despertam, que nos fazem dar as mais estranhas gargalhadas pelas mais diversas razões, seja pela estranheza do inesperado, ou até pela impertinência das ocasiões. 

Estas sete animações prometem encantar os mais novos e as suas famílias.

Os “Amiguinhos” são a vertente de “O Dia Mais Curto” que é especialmente dedicado aos mais novos e que tem para mostrar as melhores curtas da Europa. Venha dançar com as personagens destes filmes, pode até dançar de tutu, no espaço ou até com cavalos, com estas produções originárias de França, Espanha, Argentina, República Checa e Alemanha.

Para Além dos Programas

Para além dos programas propostos pela Agência da Curta-Metragem, somam-se as próprias programações das diferentes entidades, associações, cineclubes, escolas, entre outros, que se associaram a esta iniciativa.

Dessas sessões especiais, destacam-se as exibições televisivas nos canais, RTP 2 (CINEMAX CURTAS), TVCINE e Canal 180, assim como a participação especial da Cinemateca Portuguesa e do Cinema Trindade.

Por alturas do Natal, “O Dia Mais Curto” alcançará voos mais altos já que O Dia Mais Curto será celebrado nos voos de longa duração da TAP Air Portugal. O Inflight Entertainment da companhia portuguesa apresentará aos seus passageiros um catálogo de filmes da Agência da Curta-Metragem, dedicado ao Cinema de Animação.

Solidariamente, estabelecimentos prisionais do território nacional irão receber o visionamento deste festival.

Na Margem Sul,  “O Dia Mais Curto”, chega a Setúbal no dia 21 de Dezembro, como não poderia deixar de ser, para duas sessões a realizarem-se na Casa da Cultura. Às 15h30 a cortina sobe para “Curtas do Mundo”. Um pouco mais tarde, pelas 21h30, é a vez de “Novas Curtas Portuguesas”.

Um programa a não perder e cuja programação e demais informações podem ser encontradas aqui.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Atividade-fisica
Lazer
Atividade física no Forte da Bela Vista: Promovendo um estilo de vida saudável

O Forte da Bela Vista em Setúbal é um local emblemático que tem ganho

THE-GIFT
Cultura
THE GIFT - CORAL: No Festival Montepio às Vezes o Amor

O amor está no ar e não há melhor maneira de celebrar do que

Os-Barrigas-e-os-Magricos
Cultura
“Os Barrigas e os Magriços": Uma Peça para as Crianças

O Teatro Estúdio Fontenova, em Setúbal, apresenta a sua primeira criação do ano, a