Distrito de Setúbal Celebra o 25 de Abril com Música

O distrito de Setúbal prepara-se para celebrar o 25 de Abril, uma data histórica que marca o fim de décadas de ditadura em Portugal. Para comemorar esta ocasião especial, grandes nomes da música portuguesa vão dar concertos gratuitos nos dias 24 e 25 de abril. Paulo de Carvalho, AGIR, Rui Veloso, The Gift, Jorge Palma, Sara Correia, Luís Represas, Xutos & Pontapés e António Zambujo são apenas alguns dos artistas que prometem tornar esta celebração ainda mais especial através da música.

Alcácer do Sal: Um Programa Extenso e Significativo

O concelho de Alcácer do Sal preparou um programa extenso e significativo para celebrar os 50 anos do 25 de Abril de 1974. O destaque fica por conta do concerto com Rui Veloso, que acontecerá no dia 24 de abril, às 22h, no Parque Urbano. Além disso, haverá exposições, palestras históricas e diversos espetáculos culturais e musicais. A atmosfera será de comemoração e reflexão, relembrando os ideais de liberdade e democracia que moldaram a nação desde 1974.

Alcochete: Um Programa Especial para Celebrar a Liberdade

O município de Alcochete também tem um programa especial para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. No dia 24 de abril, às 22h, haverá um concerto comemorativo com a banda The Gift, no largo de São João. Já no dia 25 de abril, às 16h, acontecerá a Sessão Solene no Fórum Cultural de Alcochete.

Almada: Um Vasto Programa de Iniciativas Culturais e de Lazer

O município de Almada conta com um vasto programa de iniciativas culturais e de lazer para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. O programa contará com exposições, concertos, teatro, cinema, encontros, oficinas criativas, atividades desportivas e visitas. Destaque para a exposição “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, com fotografias de Alfredo Cunha, que estará em exibição no Museu de Almada – Casa da Cidade. Na noite de 24 de abril, a festa acontecerá na Praça da Liberdade, com a presença de Dino D’Santiago e convidados especiais.

Barreiro: Jorge Palma e Desfile da Liberdade

No Barreiro, as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril contarão com um concerto de Jorge Palma, no dia 24 de abril, às 22h, no Parque da Cidade. Antes do concerto, acontecerá o tradicional Desfile da Liberdade, com a inauguração da Escultura “Liberdade” no Parque Recreativo da Cidade. No dia da Revolução dos Cravos, será realizada a cerimónia dos 50 anos do 25 de Abril, no largo do Mercado 1.º de Maio.

Grândola: A Festa da Liberdade

Em Grândola, a Festa da Liberdade será marcada por dois grandes nomes da música portuguesa. Paulo de Carvalho, cantor e compositor com mais de 60 anos de carreira, cuja música “E Depois do Adeus” foi a primeira senha para a Revolução dos Cravos, será o primeiro artista a subir ao palco. Em seguida, AGIR apresentar-se-á num concerto de homenagem aos poetas e músicos de intervenção do 25 de Abril. A festa começará às 22h30, no Parque de feiras e exposições de Grândola.

Moita: Luís Represas em Alhos Vedros

Na Moita, o concerto comemorativo dos 50 anos do 25 de abril será com Luís Represas, no dia 24 de abril, às 22h30, no largo da Feira, em Alhos Vedros. O espetáculo terá entrada gratuita e promete animar a noite.

Montijo: Exposição e Concerto na Zona Ribeirinha

No Montijo, a celebração do 25 de abril incluirá a inauguração da exposição “Caminhos da Liberdade”, do fotógrafo montijense Fernando Rei, na zona ribeirinha. Também será inaugurada a peça escultórica “Uma Flor para o Montijo”, da autoria de Tony Cassanelli, na rotunda do Apeadeiro de Sarilhos. À tarde, após a sessão solene, será realizado o concerto “Canções de Abril” pela Orquestra Sinfónica do CRAM. À noite, o primeiro aniversário da abertura da Casa da Música Jorge Peixinho será comemorado com uma performance interpretada pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e a Companhia Mascarenhas-Martins.

Palmela: Concerto Evocativo do 25 de Abril

Em Palmela, o espetáculo evocativo do 25 de Abril será realizado no largo de S. João. Com direção artística do maestro Jorge Salgueiro e participação das bandas filarmónicas e corais do concelho, o espetáculo “O Presidente da Associação de Estudantes ganhou uma viagem para o Brasil” é baseado na viagem de Marcelo Caetano para o Brasil. Além disso, haverá o espetáculo “Abril para Já”, na praça da Independência, em Pinhal Novo, com a participação de jovens músicos amadores e artistas emergentes do concelho.

Santiago do Cacém: Xutos & Pontapés e Tiago M

A vila de Santiago do Cacém terá a presença da mítica banda portuguesa Xutos & Pontapés num concerto no dia 24 de abril, às 22h30, no Parque de Feiras e Exposições. O concerto será seguido por uma sessão de fogo de artifício. Além disso, haverá as atuações de Tiago M e Prosa.

Seixal: Um Programa de Celebrações Abrangente

O município do Seixal tem um programa de celebrações abrangente que se estenderá até dezembro de 2026 (data em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa). Destaque para o concerto comemorativo do 25 de Abril, que acontecerá no dia 24 de abril, no Parque da Quinta dos Franceses, estando previstas as atuações de Criatura, António Zambujo, Sara Correia, Carlão, Nenny e Stereossauro (e convidados). O programa inclui diversas iniciativas culturais e musicais ao longo do ano, como colóquios, dança, eventos desportivos, leitura, música, teatro e muito mais. 

Sesimbra: Concertos de Mário Laginha, Camané e João Gil

Em Sesimbra, os concertos de Mário Laginha e Camané, no Castelo de Sesimbra, e de João Gil, no Parque da Vila, na Quinta do Conde, marcarão as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Além disso, haverá um tributo a Zeca Afonso com o espetáculo “Por Terras do Zeca”, na vila de Sesimbra. As comemorações também incluirão a deposição do Legado do Tempo na Fortaleza de Santiago por jovens sesimbrenses.

Setúbal: Concertos de Marisa Liz, António Zambujo e Wet Bed Gang

Em Setúbal, a música será uma das atrações do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. Destaque para o evento “Concertos de Abril”, que contará com a presença de Marisa Liz e as convidadas especiais A Garota Não e Cláudia Pascoal, no dia 24 de abril, no largo José Afonso, a partir das 22h. O Coral Infantil de Setúbal e o Coro TuttiEncantus também se apresentarão para entoar “Grândola, Vila Morena” antes do lançamento do fogo de artifício na Doca dos Pescadores, à meia-noite.

Sines: Espetáculo LEVANTE e Concerto de Paulo de Carvalho

Em Sines, as celebrações do 25 de Abril começarão com o espetáculo LEVANTE, uma criação do Teatro do Mar, que percorrerá as ruas do centro histórico e terminará com uma atuação do Sylphes Aerial Ballet sobre o mar. Em seguida, o DJ Kura animará a noite com uma performance de dança. No dia 25 de abril, será a vez do cantor e compositor Paulo de Carvalho subir ao palco.

Com tantos concertos e eventos especiais, o distrito de Setúbal prepara-se para celebrar o 25 de Abril com muita música e animação. Esta é uma oportunidade única para os moradores e visitantes desfrutarem de grandes espetáculos e celebrarem a liberdade conquistada há 50 anos. Não perca a oportunidade de vivenciar a emoção e a energia destes eventos inesquecíveis.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Celebrando-a-Cooperacao-entre-Geracoes
Cultura
Programa "PALMELA GERAÇÕES": Celebrando a Cooperação entre Gerações

O Município de Palmela está a promover o programa “PALMELA GERAÇÕES” entre 29 de

CNB-Estreia-no-TMJB
Cultura
Uma Noite de Mestria da Dança Contemporânea: CNB Estreia no TMJB com Shechter, Wellenkamp e Naharin

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) está prestes a estrear um espetáculo memorável no

Museus-Setubalenses
Cultura
Celebrando a Riqueza Cultural de Setúbal: Museus Setubalenses em Festa

O Dia Internacional dos Museus, comemorado a 18 de maio, é uma celebração global