Encontro com Gonçalo M. Tavares em Santiago do Cacém

No próximo dia 7 de outubro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, terá lugar um encontro com o aclamado autor Gonçalo M. Tavares. O evento irá decorrer das 16h às 18h30 e será moderado por João Morales.

Gonçalo M. Tavares, nascido no ano de 1970, deu início à sua carreira literária em 2001 com a publicação do seu primeiro livro. Ao longo de mais de duas décadas, tem vindo a construir um percurso literário notável, consolidando-se como uma figura proeminente da literatura contemporânea em Portugal. A sua produção literária é verdadeiramente impressionante, contando com a publicação de mais de 40 livros em diversos géneros literários. Além disso, o seu alcance ultrapassa fronteiras, com traduções das suas obras a serem feitas em mais de 50 países. Este reconhecimento internacional é também atestado pelos importantes prémios que o autor recebeu, tanto em Portugal como no estrangeiro.

Vale a pena destacar que as obras de Gonçalo M. Tavares têm inspirado uma variedade de manifestações artísticas, desde peças de teatro até objetos artísticos, vídeos de arte e ópera. O seu romance “Jerusalém” foi incluído na edição europeia de “1001 livros para ler antes de morrer”, um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos. A 9 de junho de 2012, Gonçalo M. Tavares foi condecorado como Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Entre os muitos prémios que Gonçalo M. Tavares conquistou, destacam-se o Prémio Portugal Telecom 2007, o Prémio José Saramago 2005, e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, este último atribuído pelo romance “Jerusalém”. Além disso, foi distinguido com o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso pelo livro “O Senhor Valéry”, o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com “Investigações. Novalis” e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco” com “água, cão, cavalo, cabeça”. A sua influência literária estendeu-se até Itália, onde recebeu o X Prémio Internacional Trieste 2008.

Em resumo, este encontro com Gonçalo M. Tavares na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca é uma oportunidade para apreciar a obra de um dos escritores mais influentes da literatura portuguesa contemporânea. A sua vasta produção e os reconhecimentos que tem recebido são a prova do seu impacto significativo no mundo literário, e este evento é imperdível para todos aqueles que apreciam a sua escrita.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Santiago-do-Cacem
Lazer
Santiagro Está de Volta

A XXXVI edição da Feira Agropecuária e do Cavalo, de Santiago do Cacém, será

Geografias-de-uma-vida
Cultura
Descobrindo as "Geografias de uma vida" de José Afonso em Santiago do Cacém

Imerso na rica história e tradição cultural de Santiago do Cacém, o Auditório Municipal

ESPECIAL-25-DE-ABRIL
Cultura
Quinta-feira, 25 de Abril de 1974

“…Ritinha, fiquemo-nos por aqui, que o conto agora vai longo e repetido. Fecha o