Exposição “Olha a bolachinha americana, é pró menino e prá mana!”: Uma Viagem Pela Memória

Decorre até final de setembro uma exposição com o intuito de relembrar uma tradição muito querida em Santiago do Cacém. Enquanto as famílias desfrutavam uns dias de praia na década de 40 do século XX, um lanche doce e famoso ganhou destaque: a bolachinha americana. Era o lanche perfeito para se deliciar à beira-mar. E é justamente essa memória que a exposição “Olha a bolachinha americana, é pró menino e prá mana!” procura destacar, até ao final do mês de setembro.

Inauguração e Localização

A exposição foi inaugurada no passado dia 14 de julho, na Travessa de São Sebastião, também conhecida como Travessa do Bacalhau, em Santiago do Cacém. O local escolhido é simbólico, pois remete à época em que as famílias santiaguenses se reuniam para aproveitar os encantos da praia.

Uma Viagem ao Passado

“Olha a bolachinha americana, é pró menino e prá mana!” é mais do que uma simples exposição. É uma verdadeira viagem ao passado, que nos permite reviver os dias ensolarados e as brincadeiras na praia de décadas atrás. Através de sons e imagens, somos transportados para uma época em que as preocupações eram deixadas de lado e o único objetivo era a diversão.

A bolachinha americana, confecionada pelo casal António Silva e Maria da Piedade, de Santiago do Cacém, era o lanche mais desejado pelas crianças e adultos da época. O seu sabor único e irresistível conquistou o paladar de todos que a experimentaram. E não há maneira melhor de relembrar esses momentos do que saboreando novamente esta deliciosa bolacha durante a visita à exposição.

A Música dos Tempos Antigos

Durante a exposição, podemos desfrutar de uma banda sonora especial, que nos transporta para os dias de praia na década de 40. O som do realejo, tocado por António Pereira, envolve-nos numa atmosfera nostálgica, relembrando a música que embalava esses momentos de diversão e descontração.

Uma das principais propostas da exposição “Olha a bolachinha americana, é pró menino e prá mana!” é respeitar e preservar a memória das pessoas que viveram essas experiências. Através das imagens, documentos e depoimentos presentes na exposição, somos convidados a embarcar nessa viagem ao passado e a valorizar a identidade cultural de Santiago do Cacém.

A exposição “Olha a bolachinha americana, é pró menino e prá mana!” é uma oportunidade para conhecer e valorizar uma parte da cultura de Santiago do Cacém. Ao reviver os dias de praia e saborear a famosa bolachinha americana, somos transportados para um tempo em que a simplicidade e a diversão eram os principais ingredientes da vida.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Pedro-Branco-1
Cultura
Pedro Branco nas “C”extas de Cultura: Um Espetáculo Imperdível em Santiago do Cacém

Santiago do Cacém está prestes a receber um evento musical imperdível! No dia 16

Orquestra-Sinfonica-Juvenil
Cultura
Concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil em Santiago do Cacém

O concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil em Santiago do Cacém é um evento imperdível