Exposição “Seara Nova – 100 Anos de Ação e Pensamento Crítico” comemora um século de história e reflexão

A revista Seara Nova celebrou, em 2021, cem anos de existência. Fundada a 15 de outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença, a revista tinha como objetivo primordial elevar Portugal, não apenas em termos culturais, mas também éticos, criando um espaço de reflexão ativa e mobilizadora.

Para comemorar e compartilhar o rico legado da Seara Nova, uma exposição itinerante foi organizada, percorrendo diversas cidades de Portugal, incluindo Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Faro, Setúbal e Santarém. Esta exposição destaca não apenas o percurso longo e por vezes conturbado da revista, mas também a sua resistência, pensamento crítico e ação ao longo dos anos.

A exposição itinerante mergulha profundamente na história da fundação da revista e nas motivações que inspiraram os seus fundadores. Ela também examina o espírito “seareiro” que caracterizou a publicação ao longo dos anos, além dos diretores e colaboradores que moldaram o seu conteúdo. A Seara Nova não fugiu a controvérsias, e a exposição explora as polémicas que marcaram as suas páginas ao longo do tempo, bem como o impacto da censura na sua produção.

A mostra “Seara Nova: 100 Anos de Ação e Pensamento Crítico” oferece uma visão abrangente da revista e do seu impacto na sociedade portuguesa. Além disso, não olha apenas para o passado, mas também examina o seu papel no presente e as perspectivas para o futuro.

A exposição também oferece visitas guiadas para escolas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprofundar a sua compreensão da história e do legado da Seara Nova. As visitas devem ser reservadas com antecedência através do telefone 21 081 70 40.

A exposição estará em exibição na Biblioteca Municipal Bento De Jesus Caraça, na Moita, de 22 de setembro a 29 de outubro. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 10h às 12h30 e das 14h às 18h30. A entrada é gratuita.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Feira-Regional-de-Maio
Lazer
Descobrindo a Exuberância da Feira Regional de Maio em Moita

A chegada da primavera em Moita é marcada por uma celebração vibrante e tradicional

BB-Blues-Fest
Cultura
Mergulhe no Ritmo Vibrante do BB Blues Fest 2024: Uma Celebração Inesquecível da Cultura Blues na Ba...

A Baixa da Banheira prepara-se para receber mais uma edição emocionante do BB Blues