Exposição “Seixal, Luz e Traço”: Revivendo a História do Concelho

Exposição “Seixal, Luz e Traço”: Revivendo a História do Concelho

Com o intuito de preservar e celebrar a rica história do concelho, está a decorrer a exposição “Seixal, Luz e Traço”. Esta mostra, que pode ser encontrada em vários espaços do núcleo urbano antigo do Seixal, oferece aos visitantes a oportunidade de reviver e conhecer a história única da região.

A exposição “Seixal, Luz e Traço” está aberta ao público até 30 de novembro. É uma oportunidade imperdível para todas as idades, especialmente para os mais jovens, que têm a oportunidade de conhecer a história e vivências do seu concelho.

A exposição “Seixal, Luz e Traço” é uma verdadeira viagem no tempo, proporcionada pelos textos e pinturas do escritor seixalense Eduardo Palaio. Com um olhar atento e participante, Eduardo Palaio registou com precisão diversos aspetos do passado do Seixal, desde as rotinas e ritmos do quotidiano dos habitantes, até aos espaços emblemáticos da cidade, como cafés, tabernas, mercados, barbearias, farmácias, fábricas e escolas primárias. Além disso, a exposição também aborda as festas, a música e as viagens para Lisboa, entre outros aspetos que fazem parte da história e identidade do Seixal.

A Contribuição de Eduardo Palaio para a Preservação do Património

Eduardo Palaio é uma figura importante no contexto cultural e patrimonial do Seixal. Dedica-se, desde 2007, ao Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal, um projeto criado por sua iniciativa com o apoio da Câmara Municipal do Seixal. Neste espaço, foram recuperadas as antigas instalações da Tipografia Popular de Augusto Palaio, onde são preservados e expostos equipamentos, máquinas e técnicas de tipografia que remontam ao século XV até meados do século XX.

Além do seu trabalho na preservação do património, Eduardo Palaio também se destaca em outras áreas artísticas. É um talentoso desenhador, tendo iniciado carreira nos anos 1960 com o cartoon. A sua habilidade também se estende à ilustração e pintura, incluindo a criação de murais. Na literatura, Eduardo Palaio possui diversas obras publicadas nos géneros de literatura infantil, conto e romance. O seu talento e contribuição para a literatura foram reconhecidos com vários prémios, como o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca, em 2010, e o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, no ano seguinte, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores.

Não deixe de visitar a exposição “Seixal, Luz e Traço” e mergulhe na rica história e memórias do concelho. Venha vivenciar a luz e o traço que fazem do Seixal um lugar único e especial.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Parque-Municipal-do-Serrado
Cultura

Parque Municipal do Serrado Abre as Portas para uma Nova Exposição ao Ar Livre

Os habitantes de Seixal estão acostumados a desfrutar de uma variedade de exposições culturais gratuitas ao longo do ano. Nos últimos tempos, diversos...

Festival-do-Bacalhau
Gastronomia

Não Perca o Festival do Bacalhau Chega no Seixal

O bacalhau é um ingrediente essencial na culinária portuguesa, com uma longa e rica história que remonta às épocas de exploração marítima. Além...

INSPIRATIO
Cultura

Descobrindo a Alma Artística de Ms. Ketam na Exposição "INSPIRATIO" da Galeria Municipal de Corroios

O mundo da arte é repleto de talentos únicos que nos convidam a mergulhar nas suas criações, cada uma com uma história própria...