Express’Arte Celebra 25 Anos e 50 Anos de Liberdade

O Express’Arte – Encontro de Expressões Artísticas está de volta para a sua 25ª edição, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 5 de maio em Setúbal e Palmela. Este evento especial celebra os 25 anos do Express’Arte, mas também os 50 anos de liberdade em Portugal. Com um programa repleto de atividades artísticas desenvolvidas por pessoas com deficiência, o tema central desta edição é a liberdade.

O Evento

O Express’Arte é um espaço que valoriza e divulga o potencial da população com deficiência em termos de expressão artística e criatividade. Desde 1999, o festival tem sido um palco para promover o trabalho destes artistas a nível distrital e nacional.

Programação em Setúbal

Em Setúbal, as atividades do Express’Arte serão concentradas em três locais: o novo Centro de Administração, Participação, Cultura e Inovação (CAPCI) Sónia Rio, localizado no Bairro Humberto Delgado, o Fórum Municipal Luísa Todi e o Parque da Algodeia. A organização fica a cargo da APPACDM Setúbal, com financiamento da Câmara Municipal e de outras entidades.

Nesta edição, o evento faz parte das Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril, com o objetivo de evocar a liberdade e promover o debate público sobre questões relacionadas às condições de vida das pessoas com deficiência durante a ditadura e as mudanças e desenvolvimentos ocorridos ao longo de meio século de democracia.

Destaques da Programação

Entre as diversas iniciativas, destaca-se o ciclo “Cinema para Mim, Cinema para Ti”, que inclui a exibição, a 1 de maio às 16h, das curtas-metragens “Um dia na vida”, de Catarina Biscaia, “Madalena”, de Vítor Branco, e “Mais Livre”, de Beatriz Valente Nunes.

Também haverá a apresentação do espetáculo “Liberdade(s)”, da Mostra da Casa, Passos e Compassos e dos vários CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão da APPACDM de Setúbal, no dia 3 de maio às 18h, no Fórum Municipal Luísa Todi.

No dia 4 de maio às 15h, o CAPCI Sónia Rio será palco do concerto “Notas de Contacto”, da Orquestra de Câmara Portuguesa e da CerciOeiras. No mesmo dia, às 17h, o local sediará o debate “Direito ao Ponto”, que tem como objetivo refletir sobre as condições de vida das pessoas com deficiência durante a ditadura e as mudanças e evoluções ao longo de 50 anos de democracia.

O debate será aberto pela performance “Ecos da Liberdade numa 4.ª feira qualquer…”, do Grupo Conversas Estranhas à Séria, e contará com a participação de Américo Pereira, da APPACDM Setúbal, Helena Albuquerque, da Humanitas – Federação Portuguesa de Deficiência Mental, Mariana Balona, da Amnistia Internacional – Núcleo de Setúbal, Paula Campos Pinto, do Observatório da Deficiência e dos Direitos Humanos, e o médico Vítor Augusto.

O festival encerrará no dia 5 de maio às 17h, no Parque da Algodeia, com o espetáculo “Ai, Liberdade, Liberdade”, do Grupo de Teatro Puzzle, do Clube de Animação Juvenil da APPACDM Setúbal.

Além de Setúbal, o Express’Arte estende-se ao município de Palmela, onde decorrerá a abertura do festival no dia 30 de abril.

O Express’Arte – Encontro de Expressões Artísticas é um evento único que celebra não apenas a criatividade e expressão artística das pessoas com deficiência, mas também a liberdade conquistada ao longo dos últimos 50 anos em Portugal. Com uma programação diversificada e envolvente, o festival proporciona uma experiência cultural enriquecedora para todos os participantes. Não perca a oportunidade de vivenciar esta celebração da arte e da liberdade em Setúbal e Palmela.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Praias-de-Setubal
Atualidade
Praias de Setúbal: Onde a Beleza Natural e a Qualidade Excepcional se Encontram

O litoral do concelho de Setúbal é conhecido pelas suas praias deslumbrantes e águas

Magia-Noturna-dos-Pirilampos
Lazer
Descubra a Magia Noturna dos Pirilampos na Deslumbrante Serra da Arrábida

A Serra da Arrábida é um verdadeiro tesouro natural, abrigando uma variedade fascinante de

Fantasiarte
Cultura
30 Anos de "Fantasiarte": Celebrando 3 Décadas de Expressão Artística na Comunidade Educativa de Pal...

Há 30 anos, nasceu em Palmela um projeto que se tornou um pilar fundamental