“Falar de… Como Cuidar do Nosso Planeta”: Exposição Itinerante de Livros para a Infância

“Falar de… Como Cuidar do Nosso Planeta”: Exposição Itinerante de Livros para a Infância

A educação de qualidade, a igualdade de género, a redução das desigualdades e a adoção de medidas urgentes para combater as alterações climáticas são objetivos prioritários para Portugal. Nesse sentido, a 18ª edição do projeto “Falar de…” traz como tema “Como Cuidar do Nosso Planeta”, com o intuito de consciencializar todos sobre a importância da sustentabilidade. A exposição itinerante de livros para a infância e as diversas atividades de promoção do livro e da leitura são parte integrante do projeto.

A Exposição

A mostra conta com 64 livros infantis, cuidadosamente selecionados e divididos em diferentes áreas, como imagem, poesia, narrativa ilustrada, informativos e imagem e pouco texto. Esta diversidade de géneros literários permite que as crianças tenham acesso a diferentes formas de expressão, ampliando o seu repertório cultural e estimulando a imaginação.

Entre 15 e 26 de janeiro, exposição itinerante percorre diferentes instituições, como creches, jardins de infância e bibliotecas, tornando-a acessível a um público diversificado. O horário de funcionamento das instituições é respeitado, proporcionando a oportunidade para que crianças, famílias e profissionais ligados à infância possam desfrutar da exposição.

O Projeto “Falar de…”

O projeto “Falar de…” é uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Sesimbra e da ELI/Cercizimbra (Equipa Local de Intervenção do SNIPI), em parceria com seis Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho que trabalham com a infância. O objetivo é promover a leitura e o livro como ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

A exposição “Como Cuidar do Nosso Planeta” está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, em especial aqueles relacionados à educação de qualidade, igualdade de género e ações para combater as mudanças climáticas. Esses objetivos são fundamentais para garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

Atividades de Promoção do Livro e da Leitura

Além da exposição itinerante, o projeto “Falar de…” também promove diversas atividades relacionadas ao livro e à leitura. Estas atividades têm como objetivo despertar o interesse das crianças pela leitura, estimular a imaginação e promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

Entre as atividades propostas, estão contações de histórias, oficinas de criação literária, encontros com autores e ilustradores, debates sobre temas relevantes e visitas a bibliotecas e livrarias. Estas atividades contribuem para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura desde cedo e compreendam a importância do livro como fonte de conhecimento e entretenimento.

Destinatários

A exposição e as atividades promovidas pelo projeto “Falar de…” são direcionadas a crianças, famílias e profissionais ligados à infância. A ideia é envolver todos os atores que fazem parte do processo educativo das crianças, desde os pais e familiares aos educadores e profissionais das instituições de ensino.

Entidades Promotoras

A exposição “Como Cuidar do Nosso Planeta” é uma iniciativa da CMS (Câmara Municipal de Sesimbra), através meio da Biblioteca Municipal, e da ELI de Sesimbra. Além disso, conta com o apoio da Liga dos Amigos da Quinta do Conde e das creches e jardins de infância das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do concelho.

A exposição itinerante de livros para a infância “Como Cuidar do Nosso Planeta” é uma oportunidade única para crianças, famílias e profissionais ligados à infância se envolverem com temas importantes, como sustentabilidade e educação de qualidade. Através do acesso a diferentes géneros literários e de atividades de promoção do livro e da leitura, é possível despertar o interesse das crianças pela leitura e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e interessados no futuro do nosso planeta.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Festival-para-a-Infancia-Sementes
Cultura

Festival para a Infância Sementes: Um Evento Imperdível na Margem Sul

O Festival para a Infância Sementes está de volta, trazendo consigo uma programação rica em espetáculos de teatro, marionetas, circo, dança, música e...

Festival-Gastronomico-de-Sesimbra
Gastronomia

Festival Gastronómico de Sesimbra É Peixe 2024: Descubra as Delícias do Mar

O Festival Gastronómico de Sesimbra É Peixe é um evento imperdível para os amantes de peixe. A cidade de Sesimbra é famosa pela...