Festa do Avante! Regressa à Quinta da Atalaia a 1, 2 e 3 de setembro

Não há Festa como esta. Este é o mote da Festa do Avante!, que historicamente decorre no primeiro fim de semana de setembro na Quinta da Atalaia, na Amora, concelho do Seixal.

A Festa do Avante! Assume-se como “um evento político-cultural, organizado pelo Partido Comunista Português”, segundo a descrição disponível no site do evento.

A organização considera-o “o maior e o primeiro evento do género realizado em Portugal”. A primeira edição realizou-se em 1976, na FIL, em Lisboa. Tendo passado por outros locais, realiza-se, desde 1990 na Quinta da Atalaia, na freguesia da Amora, no concelho do Seixal, num terreno junto à baía.

Este ano, o evento decorre a 1, 2 e 3 de setembro e terá, como habitualmente, uma agenda recheada de concertos, teatro, cinema, debates, eventos de artes plásticas, muita gastronomia nacional e internacional, a habitual Feira do Livro e do Disco, um espaço dedicado à Festa da Juventude e ainda um concurso de bandas novos valores e até a Corrida da Festa. As crianças também não são esquecidas, com eventos e atividades específicos para os mais pequenos e, no domingo à tarde, realiza-se o habitual comício.

O cartaz de concertos ainda está em construção, mas conta já com nomes como Jorge Palma com Rui Reininho, Mimicat, A Garota Não, Mísia, Ratos de Porão, Rodrigo Leão, Agir com Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho, Banda Kakana, Bateu Matou, Boémia, Chris Luquette East Coast Bluegrass Band, Criatura & Coro dos Anjos, Expresso Transatlântico, entre outros. No primeiro dia da Festa está previsto, como habitualmente, o Concerto sinfónico, desta feita comemorativo do 50.º aniversário do 25 de Abril – Música para a libertação do povo português.

Já na edição de 2023 do avanteatro, assinalam-se os 50 anos do 25 de Abril, festejando a liberdade de expressão para a criação teatral. Estarão presentes companhias como o Teatro da Terra, o Teatro de Ferro & Teatro de Marionetes do Porto, a Lua Cheia – Teatro para Todos, bem como produções independentes, que trazem abordagens inovadoras.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Parque-Municipal-do-Serrado
Cultura
Parque Municipal do Serrado Abre as Portas para uma Nova Exposição ao Ar Livre

Os habitantes de Seixal estão acostumados a desfrutar de uma variedade de exposições culturais

Via-Urbana
Lazer
Via Urbana Oferece 3 Workshops Gratuitos em Maio

Chegou o mês de maio e com ele uma oportunidade imperdível para todos os

Edicao-do-Jovemaio
Lazer
Redescubra a Alegria do Desporto na Vibrante Edição do Jovemaio em Seixal

O Seixal prepara-se para receber mais uma edição emocionante do Jovemaio, o evento desportivo