“Festa Grande” regressa ao Montijo

Uma das festividades mais antigas do concelho está de regresso ao Montijo. Entre os dias 25 e 28 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia (também conhecidas como a “Festa Grande”) trazem as tradições dos círios, dos bailes populares, dos arraiais e muita animação.

A “Festa Grande” tem origens remotas, coincidentes com o início do culto a Nossa Senhora da Atalaia. Esta festividade de raízes profundas e de tradições seculares possui uma grande componente religiosa, pois é conhecida pelos vários círios que acorrem à Atalaia. A romaria remonta a 1507, aquando da promessa feita pelos empregados da Alfândega de Lisboa devido à peste que grassou na capital. Estes pioneiros, em barcos engalanados, em carroças ou a pé, faziam-se transportar até ao monte da Atalaia prestando culto à Senhora, dando assim origem à “Festa Grande”.

Todos os anos, os círios continuam a venerar a Nossa Senhora da Atalaia. Mantendo a tradição, cada círio dá três voltas ao Cruzeiro-Mor, subindo a escadaria até ao santuário e acompanhados pela imagem de Nossa Senhora da Atalaia com desfile das bandeiras que os identificam. 

No ponto alto da festa, que ocorre no domingo, todos os círios participam na procissão coletiva. Chegada a noite procede-se à Arrematação das Bandeiras, que simboliza promessas a cumprir, seguida dos vários bailes nas sedes dos círios.

A programação das Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia é bastante diversificada e vai contar também com o Encontro de Música dos Batucando, o Rancho Folclórico da Juventude Atalaiense, as Sevilhanas, o Zumba, o Grupo Los Romeros e os cantores Jorge Serafim e Miguel Bravo, entre outros artistas.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Casa da Música Jorge Peixinho
Cultura

Conheça a Programação da Casa da Música Jorge Peixinho no Montijo

A Casa da Música Jorge Peixinho, situada no coração de Montijo, promete uma temporada eletrizante de Setembro a Dezembro de 2024, com uma...

Montijo é Memória Viva
Cultura

Montijo é Memória Viva

A exposição “Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense – Tradição e Memória” está patente no Mercado Municipal até dia 6 de outubro. Fundada a...