Festas de Nossa Senhora de Tróia: Uma Tradição que se Mantém Viva

As Festas de Nossa Senhora de Tróia são um evento tradicional e histórico que celebra a comunidade piscatória de Setúbal. Todos os anos, reúnem-se dezenas de embarcações para participar no círio fluvial, que marca o início oficial das festividades. Neste ano, as festas serão realizadas de 19 a 21 de agosto, com o tríduo em honra da padroeira nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na Igreja de São Sebastião.

O Tríduo em Honra da Padroeira

O tríduo é uma parte importante das celebrações das Festas de Nossa Senhora de Tróia. Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, às 21 horas, os fiéis reúnem-se na Igreja de São Sebastião para prestar homenagem à padroeira. Esse momento de devoção e oração é fundamental para os pescadores e toda a comunidade de Setúbal.

No sábado, dia 19 de agosto, as festividades começam cedo em Setúbal, com a alvorada às 8 horas da manhã. É um momento especial, em que a cidade desperta em clima de festa e devoção. Em seguida, às 15 horas, na Igreja de São Sebastião, é realizada a missa em memória dos marinheiros falecidos e os seus familiares. A cerimónia é acompanhada pela Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga de Sarilhos Grandes.

Às 21h30, tem início a emocionante procissão de velas pela praia. Os fiéis caminham, iluminando o caminho com as suas velas, numa demonstração de fé e devoção à Nossa Senhora de Tróia. Às 22 horas, é hora de música, dança e arraial em Tróia, com a participação do cantor João Carlos, que anima a festa com o seu talento.

O Domingo de Celebração

No domingo, a programação das festas continua com a alvorada em Tróia às 8 horas da manhã. Em seguida, às 10h30, é realizada a missa seguida de uma procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga de Sarilhos Grandes. Às 16 horas, os participantes podem desfrutar de divertimentos na praia e, às 17 horas, começa o típico concurso de barcos engalanados. Às 22 horas, há mais música, dança e arraial em Tróia, dessa vez com a participação do vocalista André Patrão. E, à meia-noite, o espetáculo de fogo de artifício encanta todos os presentes.

Um dos momentos mais aguardados das Festas de Nossa Senhora de Tróia é o círio fluvial. Às 10 horas, é realizada a missa em memória dos marinheiros falecidos e os seus familiares. Em seguida, às 11 horas, o evento continua na praia da Caldeira de Tróia. Às 11h30, ocorre a entrega de prémios do concurso de barcos engalanados. Mas é às 17h45 que o ponto alto das festas acontece: o círio fluvial. A imagem da padroeira é levada pelas águas do Sado, acompanhada por todos os barcos engalanados. É uma cena emocionante que atrai milhares de pessoas às margens do rio em Setúbal para testemunhar a manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora do Rosário de Tróia, a santa protetora dos pescadores.

É uma ocasião em que a “Família do Mar de Setúbal” se une para celebrar e receber as bênçãos de Nossa Senhora do Rosário de Tróia.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Cristina-Branco-Canta
Cultura
Celebrando 50 Anos de Liberdade: Cristina Branco Canta "Abril" - Um Tributo Emocionante a José Afons...

Num momento histórico em que Portugal celebra os 50 anos do 25 de Abril,