Festival de Música de Setúbal Regressa Sob o Tema da Liberdade: Ecos da Liberdade

O Festival Internacional de Música de Setúbal está de volta com a sua 12ª edição, trazendo consigo uma temática envolvente: “Ecos da Liberdade”. Este evento cultural, organizado pela Associação do Festival de Música de Setúbal em parceria com a Helen Hamlyn Trust e a Câmara Municipal, conta com um programa de onze concertos que ocorrem de 8 a 12 de maio. Mais de 1200 crianças e jovens participam lado a lado com artistas profissionais, numa celebração musical única.

Um Encontro de Arte e Liberdade

O objetivo do festival é promover um intercâmbio cultural entre músicos profissionais portugueses e estrangeiros com a comunidade local. Esta conexão artística envolve a participação de crianças e jovens, mas também de artistas, orquestras, conservatórios, coros e outros projetos musicais. O tema central desta edição é a liberdade, em comemoração do 50º aniversário do 25 de abril.

Durante cinco dias, músicos de renome e talentos emergentes unem-se para criar apresentações artísticas e musicais marcantes. O palco principal do festival será o Fórum Municipal Luísa Todi, mas também haverá concertos noutros locais igualmente icónicos, como a Igreja e os Claustros do Convento de Jesus, a Câmara Municipal e a Sociedade Perpétua Azeitonense.

Programação Diversificada e Impactante

A programação do festival é repleta de eventos emocionantes que exploram a temática da liberdade. No dia 8 de maio, às 21h, o festival inicia com o concerto “Harmonias de Liberdade: Zeca interpretado por crianças”, que reúne o Conservatório Regional de Setúbal, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, a Academia de Música de Almada e o Coro Infantil de Setúbal.

No dia seguinte, às 15h, o Conservatório Regional de Setúbal apresenta o “Concerto Pedagógico: Carnaval dos Animais” para grupos escolares do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Às 21h, na Igreja do Convento de Jesus, acontece o espetáculo “Música Portuguesa para Cordas”, com a participação do Sexteto Camerata Atlântica, do Conservatório Regional de Setúbal e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

No dia 10 de maio, ocorrerá o tradicional desfile de percussão, intitulado “Batucada da Revolução”, que terá início às 10h30 no Largo José Afonso. O desfile contará com a participação de estudantes do 1º e 2º ciclos do ensino básico das escolas do município. No mesmo dia, às 21h, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, os conjuntos de percussão e saxofone do Conservatório Regional de Setúbal, o Coro TuttiEncantus e a Cerci Feira e Cerci Lamas sobem ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi para apresentar “A pomba da paz está cheia de futuras revoluções”.

No dia 11 de maio, nos claustros do Convento de Jesus, acontece o concerto “Ouvindo a diferença: a poesia está na rua”, às 10h30 e ao meio-dia. O concerto conta com a coordenação musical e terapia musical de Ana Marques, criação, composição e direção musical de Aleksandar Zar, além da participação da APPACDM de Setúbal, da Academia de Música Luísa Todi e do Coro Infantil de Setúbal.

Grandes Nomes da Música

O festival também conta com a participação de renomados músicos nacionais e internacionais. No dia 11 de maio, às 18h, o violoncelista britânico e naturalizado brasileiro David Chew apresenta-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No mesmo dia, às 21h, o cantor e compositor português Miguel Araújo sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi acompanhado pela Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela.

No dia 12 de maio, às 10h e 11h30, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe o concerto “Composição Criativa”, que envolve alunos do 1º ciclo, sob a direção de Carlos Garrote. O concerto conta com a participação de Ariel Rodriguez no teclado, Ale Damasceno na bateria e Ana Marques no clarinete.

Às 16h, o guitarrista croata Dejan Ivanovic apresenta-se no auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, acompanhado pelo Ensemble de Guitarra do Festival Internacional de Música de Setúbal, sob a direção de Gonçalo Gomes Gouveia.

O último dia do festival é marcado por um terceiro concerto de encerramento, às 18h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, dedicado ao tema do festival, “Ecos da Liberdade”. Este concerto conta com a participação da Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal e de alunos de todas as escolas parceiras do evento, sob a regência de Pablo Urbina.

Informações Adicionais e Bilhetes

Para conferir a programação completa da 12ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, bem como obter informações sobre bilhetes e condições de reserva, visite o site oficial do evento.

Não perca a oportunidade de vivenciar momentos únicos de música e arte, envolvidos pelo tema inspirador da liberdade. Junte-se ao Festival Internacional de Música de Setúbal – uma celebração cultural que ecoa a liberdade através de belas melodias e performances emocionantes.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Semana-Academica-de-Setubal
Cultura
Semana Académica de Setúbal 2024 com Rosinha, Richie Campbell, Plutónio e Ivandro

A Semana Académica de Setúbal é um evento altamente aguardado por estudantes, familiares e

Paixao-pelo-Sushi
Gastronomia
O Festival Gastronómico que Celebra a Paixão pelo Sushi e o Pescado Local

Os portugueses são conhecidos pela sua paixão por boa comida, e quando se trata

Praias-de-Setubal
Atualidade
Praias de Setúbal: Onde a Beleza Natural e a Qualidade Excepcional se Encontram

O litoral do concelho de Setúbal é conhecido pelas suas praias deslumbrantes e águas