Festival de Música dos Capuchos 2024: Celebração da Liberdade e dos Valores de 25 de Abril

O Festival de Música dos Capuchos (FMC) está de volta em 2024 com um programa especial que celebra os valores do 25 de Abril, inspirando-se em ideais de liberdade ao longo da história da música. De 29 de maio a 21 de junho, o Convento dos Capuchos será novamente o centro do mundo da música, recebendo uma série de concertos imperdíveis com orquestras e músicos de renome internacional. Além disso, haverá palestras literárias dedicadas a Kafka, Sebastião da Gama e Camões, bem como atividades de formação e sensibilização, como masterclasses de instrumentos de corda, palestras pré-concerto, um passeio na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde se localiza o Convento dos Capuchos, e uma visita ao seu património cultural.

O Festival dos Capuchos: Uma Celebração da Liberdade Através da Música

Esta é a quarta edição do Festival, sob a direção artística do pianista Filipe Pinto-Ribeiro desde que assumiu o cargo em 2021. O Festival será marcado pelos concertos de estreia em Portugal de três agrupamentos europeus de vanguarda: a Orquestra Sinfónica de Paris “Consuelo”, que abrirá o FMC com obras de Beethoven no dia 29 de maio no Teatro Municipal Joaquim Benite; o Paganini Ensemble de Viena e a Orquestra de Câmara de Berlim “Metamorphosen”.

Entre os grandes solistas internacionais que estarão presentes nos Capuchos estão a lendária pianista Elisabeth Leonskaja, que oferece um recital no Convento dos Capuchos no dia 1 de junho, a violinista alemã Carolin Widmann, o violoncelista suíço Christian Poltéra e o jovem pianista ucraniano Roman Fediurko, vencedor do prestigiado Concurso Internacional Horowitz no ano passado, que irá interpretar obras de Chopin no seu concerto de estreia no nosso país.

A presença nacional será representada por agrupamentos de referência, incluindo o Schostakovich Ensemble e o ensemble renascentista Arte Minima, e músicos como o pianista Júlio Resende com o seu Fado Jazz Ensemble – que apresentará o mais recente álbum “Filhos da Revolução” no dia 14 de junho no Auditório Fernando Lopes-Graça – o maestro Martim Sousa Tavares e a violetista Sofia Silva Sousa, entre muitos outros.

Um Programa Musical Diversificado e Inspirador

Em termos de composições, destacam-se as obras de Beethoven, Mozart, Haydn, Schubert, Chopin, Paganini e Schostakovich; também obras de compositores renascentistas, como o português Pedro de Cristo; e a ópera “Na Colónia Penal” de Philip Glass, baseada no conto homónimo de Franz Kafka, que será apresentada no dia 2 de junho no Teatro Municipal Joaquim Benite, estabelecendo um paralelo com o Campo de Concentração do Tarrafal.

Também é importante destacar a estreia mundial de uma nova obra dedicada a Natália Correia e ao 25 de Abril, da premiada compositora portuguesa Andreia Pinto Correia, que vive em Nova Iorque, e o concerto em homenagem póstuma a António Mega Ferreira, uma das maiores figuras da cultura e do pensamento português após o 25 de Abril, que apresentará uma antologia de textos selecionados especialmente para esta ocasião por um grupo de personalidades que acompanharam a sua vida e obra, como Marcelo Rebelo de Sousa, Simonetta Luz Afonso, Guilherme d’Oliveira Martins, João Paulo Velez, Margarida Pinto Correia, José Manuel dos Santos, Patrícia Reis, José Carlos de Vasconcelos e Inês de Medeiros, entre outros.

O ciclo das já emblemáticas Conversas dos Capuchos, com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques, será dedicado a três efemérides literárias em 2024 – o centenário da morte de Franz Kafka, o centenário do nascimento de Sebastião da Gama e o quinto centenário de Luís Vaz de Camões – com convidados como Alberto Manguel, José Carlos Seabra Pereira, Maria Bochichio, Nuno Amado, José Gardeazabal e Viriato Soromenho-Marques.

Atividades de Formação e Sensibilização

Dando continuidade a uma iniciativa que marcou a edição de 2023 do FMC, estão previstas várias atividades de formação e sensibilização: palestras pré-concerto chamadas Prelúdios dos Capuchos, moderadas por João Almeida, diretor da Antena 2; uma visita ao património cultural do Convento dos Capuchos, construído no século XVI; um passeio na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde se localiza o Convento; e as Masterclasses dos Capuchos, que consistem em aulas abertas destinadas a jovens músicos, orientadas por professores dos conservatórios de Leipzig, Lucerna e Helsínquia.

Este é um programa único, que reafirma o Festival de Música dos Capuchos como um evento cultural de referência a nível nacional e internacional. Com o objetivo de promover o acesso democrático à cultura, os bilhetes têm um valor de 10 e 17 euros, com vários descontos e assinaturas, e estão à venda no Convento dos Capuchos e no Auditório Fernando Lopes-Graça, bem como nos locais habituais, e online aqui. Outras atividades do FMC são gratuitas.

O programa detalhado do Festival pode ser consultado aqui.

Não perca a oportunidade de vivenciar uma experiência musical única e celebrar os valores de liberdade no Festival de Música dos Capuchos 2024. Reserve já o seu lugar e desfrute de momentos inesquecíveis ao som de grandes obras e artistas de renome. Faça parte desta celebração da música e da liberdade!

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Forces-of-Nature
Cultura
Forces of Nature: Uma Jornada pela Interdependência e Sustentabilidade no TMJB

Forces of Nature é um espetáculo de dança contemporânea que desafia a ideia de

CNB-Estreia-no-TMJB
Cultura
Uma Noite de Mestria da Dança Contemporânea: CNB Estreia no TMJB com Shechter, Wellenkamp e Naharin

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) está prestes a estrear um espetáculo memorável no

Festival-para-a-Infancia-Sementes
Cultura
Festival para a Infância Sementes: Um Evento Imperdível na Margem Sul

O Festival para a Infância Sementes está de volta, trazendo consigo uma programação rica