Fórum Cultural de Alcochete – uma sala de espetáculos de excelência na Margem Sul

Fórum Cultural de Alcochete – uma sala de espetáculos de excelência na Margem Sul

O Fórum Cultural de Alcochete, maior sala de espetáculos da vila, foi inaugurado a 24 de Junho de 2005, pela então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. Nos últimos anos e através de uma oferta diversificada de espetáculos, este espaço afirmou-se como uma plataforma impulsionadora da arte e da cultura na região.

O edifício do Fórum Cultural de Alcochete foi construído de raiz junto à praia dos Moinhos. À data, teve um custo de dois milhões de euros, sendo que metade deste valor foi suportado pela administração central. O edifício conta com dois pisos: o piso térreo, com átrio, uma sala polivalente, salas de ensaio, camarins, balneários e um auditório com capacidade para albergar 400 pessoas e o piso de cima onde estão presentes mais algumas salas de ensaio e outras para a administração. A zona exterior à sala de espetáculos foi recentemente alvo de várias obras de requalificação que aumentaram e melhoraram o espaço de estacionamento assim como os acessos à sala que contam agora com uma rampa de forma a facilitar o acesso às cadeiras de rodas.

A utilização desta sala abrange uma grande variedade de eventos que inclui seminários, conferências, peças de teatro, espetáculos de dança, concertos, entre outros. No mesmo espaço, existe uma sala de exposições que frequentemente apresenta trabalhos de fotografia, artes plásticas, pintura, e muito mais. O Fórum Cultural de Alcochete procura assim potenciar o valor dos artistas locais e nacionais através de uma atividade regular nos mais variados domínios artísticos e culturais.

A programação da sala é definida pela autarquia, porém, não é incomum que se realizem iniciativas e eventos organizados por entidades independentes que escolhem o Fórum Cultural como casa para receção dos seus eventos e, como tal, propõem-no à autarquia. Para além de vários espetáculos de artistas e associações locais, o Fórum Cultural de Alcochete já recebeu, ao longo da sua história, artistas de renome no panorama musical nacional como Ana Moura, Clã, Jorge Palma, Blind Zero, entre muitos outros. Já na arte da representação, passaram pelo palco do Fórum nomes como José Pedro Gomes, Ana Bola e João Lagarto.

Esta é uma sala que serve a população da região não só trazendo até à vila de Alcochete os maiores artistas nacionais como também impulsionando e oferecendo uma plataforma para os artistas locais emergentes.

Se vive perto de Alcochete, mantenha-se atento ao calendário do Fórum Cultural, existe uma boa probabilidade de um dos seus artistas favoritos visitar esta sala em breve.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de