José Afonso – Música e Liberdade | Exposição, livros, palestra e concerto em Sines

José Afonso, um dos mais icónicos cantores e compositores portugueses, será homenageado em Sines numa série de eventos intitulada “José Afonso – Música e Liberdade”. Esta celebração envolve uma exposição, lançamento de livros, uma palestra e um concerto especial.

Exposição: Uma obra repartida por 30 anos de música, poesia e luta

A exposição “José Afonso – Um Universo de Músicas”, com curadoria de José Moças,  é uma oportunidade única para mergulhar na vida e na carreira deste artista extraordinário. A exposição será ignorada dia 16 de abril pelas 10h e estará em exibição no Centro de Artes de Sines, no CAS – Centro de Exposições, até 19 de abril. Através de fotografias, documentos e objetos pessoais, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a trajetória de José Afonso, a sua música, poesia e luta por um mundo melhor.

Lançamento de livro: Cartas e postais de José Afonso

Durante o evento, também a 16 de abril, pelas 16h, será lançado o livro “Os Primeiros Anos” que apresenta as cartas e postais que José Afonso escreveu a Albano da Rocha Pato, pai de Rui Pato. Estas correspondências revelam um lado mais pessoal e íntimo do artista, mostrando não apenas sua genialidade musical, mas também a sua sensibilidade e reflexões sobre a vida e a sociedade.

Palestra: Os cantores de Abril

No dia 17, será realizada uma palestra intitulada “As Canções e os Cantores de Abril” no CAS – Átrio, ministrada por Octávio Fonseca, autor de várias obras sobre José Afonso, José Mário Branco e Carlos Paredes. A palestra abordará a importância dos cantores de Abril, destacando como as suas músicas e letras foram fundamentais para a luta pela liberdade durante o regime ditatorial em Portugal.

Obra em banda desenhada: Uma nova forma de contar a história de José Afonso

Uma das atrações mais interessantes da exposição é a apresentação de uma obra em banda desenhada sobre José Afonso, intitulada “Zeca Afonso – Balada do Desterro”, a 18 de abril pelas 15h, no CAS – Átrio. Pela primeira vez, a vida e a obra do cantor são reinterpretadas e contadas através de ilustrações e quadradinhos. Esta nova forma de contar a história de José Afonso, da autoria de Teresa Moure e ilustração de Maria João Worm, certamente vai cativar tanto os fãs de música como os amantes de banda desenhada.

Concerto: Filipa Pais interpreta José Afonso

Para encerrar com chave de ouro os eventos em homenagem a José Afonso, haverá um concerto especial no CAS – Auditório, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete. Filipa Pais, uma talentosa cantora portuguesa, apresentará um repertório dedicado às músicas de José Afonso. A sua voz única e interpretação emocionante, acompanhada por  José Moz Carrapa (viola) e Paulo Vicente (piano), prometem transportar o público para o universo musical deste grande artista.

A celebração “José Afonso – Música e Liberdade” é uma homenagem merecida a um dos maiores artistas portugueses de todos os tempos. Através da exposição, lançamento de livros, palestra e concerto, os organizadores procuram compartilhar a riqueza da obra de José Afonso e a sua contribuição para a música e a sociedade. Não perca a oportunidade de mergulhar neste universo artístico e emocionante. Participe nos eventos e deixe-se envolver pela música e pela mensagem de liberdade transmitidas por José Afonso.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

ESPECIAL-25-DE-ABRIL
Cultura
Quinta-feira, 25 de Abril de 1974

“…Ritinha, fiquemo-nos por aqui, que o conto agora vai longo e repetido. Fecha o