Manuel João da Silva: Vida e Obra.

Manuel João da Silva: Vida e Obra.

Amanhã (24) e quarta-feira (25), são as últimas oportunidade para apreciar a exposição que está patente na Fundação Crédito Agrícola Costa Azul, em Santiago do Cacém, a Exposição Biográfica dedicada à vida e obra do professor, escritor e poeta Manuel João da Silva.
As portas estão abertas entre as 14h e as 18h.

Tendo nascido no concelho de Sines, a 1 de dezembro de 1923, o professor e escritor Manuel João Silva radicou-se em Santiago do Cacém, no início da década de 1960.
Após vários anos dedicados à agricultura, Manuel João da Silva, tornou-se professor do 1º ciclo do ensino básico.

É impelido por um incessante gosto pela aprendizagem de vários saberes, que viram a ser vertidos na sala de aula para os seus alunos, sendo muita desta aprendizagem adquirida em regime de autoditactismo.
Com uma vida plena de actividades e interesses, exerceu o professorado como regente escolar – antigo estatuto do professor sem o curso do Magistério Primário, que viria a concluir em 1971 – foi também empregado de escritório na área comercial.
Para além de professor, Manuel João Silva colaborou no jornal regional “A Gazeta do Sul”, editado no Montijo. 

Possuidor de profundo conhecimento da cultura local, realizou diversas pesquisas históricas e etnográficas, tendo listado mais de mil (!) expressões locais.
Norteado pela preservação da cultura e tradições populares regionais, de que resultaram inúmeros trabalhos, a obra publicada, incluindo poesia, tem um pendor temático que assenta na vida dos trabalhadores agrícolas e o papel das tradições, sobretudo a oral, nas populações da região e que o município de Santiago do Cacém tem vindo a divulgar: “A Riqueza dos Falares Regionais I”; “O Mastro da Fonte Loba”; “Pobrezinhos e Malteses de Porro e Manta”; “Como era a Vida em Casa do Lavrador Boieiros e Ganhões”; “Toponímia das ruas de Santiago de Cacém”; “Breve História e Ermidas no Tempo e no Espaço” e “Feiras tradicionais do Município de Santiago do Cacém”.

A não perder, até 28 de Outubro.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Festival-ComDanca
Cultura

Festival ComDança 2024: Celebrando a Arte e a Dança em Santiago do Cacém

O Festival ComDança 2024 está a chegar a Santiago do Cacém, trazendo consigo uma celebração vibrante da arte e da dança. Este evento...

Santiago-do-Cacem
Lazer

Santiagro Está de Volta

A XXXVI edição da Feira Agropecuária e do Cavalo, de Santiago do Cacém, será realizada entre os dias 30 de Maio e 2...

Geografias-de-uma-vida
Cultura

Descobrindo as "Geografias de uma vida" de José Afonso em Santiago do Cacém

Imerso na rica história e tradição cultural de Santiago do Cacém, o Auditório Municipal António Chainho abre as suas portas para uma exposição...