A exposição “Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense – Tradição e Memória” está patente no Mercado Municipal até dia 6 de outubro. Fundada a 2 de março de 1913, a Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense – S.C.U.P.A. é uma sociedade cooperativa, situada no coração do Bairro dos Pescadores, no Montijo.
A “Associação”, como é conhecida pelas gentes do Bairro, foi estabelecida com um objetivo de cariz cooperativo, entre as gentes da classe piscatória, que através de contributos mensais pretendia criar um fundo financeiro que serviria para abastecer a classe, quando esta ia em campanhas, pelo Rio Tejo, ou quando o ano de faina não era o melhor.
Hoje, essencialmente, desenvolve a sua atividade na esfera cultural, através de um protocolo de cooperação estabelecido com a Câmara Municipal de Montijo, fomentando atividades ligadas ao turismo náutico, nomeadamente com a realização e dinamização dos Passeios Turísticos no Tejo, a bordo da embarcação tradicional Deolinda Maria.
A embarcação, integrada no equipamento municipal, sofreu obras de restauro a fim de proporcionar a todos a experiência de fruir das potencialidades do Rio Tejo, guiados por homens sábios e experientes, que conhecem este património natural como ninguém.
Muito acarinhada pelas suas gentes, conquistou o lugar centenário, no meio do associativismo local, para orgulho de todos os seus sócios, suas famílias e de todos os montijenses. Hoje, volvidos esses 110 anos, a S.C.U.P.A. tem como missão preservar, estudar e divulgar o património local ligado à pesca e suas devoções, mantendo assim vivas a identidade e as tradições.
A S.C.U.P.A. mantém ao dispor, de todos, através de marcação, visitas guiadas ao espólio fotográfico existente no edifício Sede, ao Museu do Pescador e à Capela do Nosso Senhor dos Aflitos, sita na Quinta do Saldanha.
A exposição pode ser visitada de 3ª a domingo, das 7h às 14h. A entrada é livre.