Museu de Arqueologia de Alvalade preserva “memórias da terra, das águas e dos povos”

O Museu de Arqueologia de Alvalade foi inaugurado a 10 de junho de 2021. Este espaço museológico destina-se a mostrar a riqueza histórica da freguesia de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, estando instalado na antiga Igreja da Misericórdia, na Praça D. Manuel I.

A instalação do Museu de Arqueologia de Alvalade na antiga Igreja da Misericórdia, no coração do centro histórico da vila de Alvalade, materializa uma aspiração antiga da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, da Junta de Freguesia de Alvalade, de instituições locais e da comunidade alvaladense, cuja envolvência foi decisiva na concretização de tão ambicionado projeto.

O Museu de Arqueologia de Alvalade veio reforçar a Rota dos Museus do Município, que é constituída por mais cinco unidades – Museu Municipal de Santiago do Cacém, Moinho da Quintinha, Centro Interpretativo de Miróbriga, Museu do Trabalho Rural de Abela e o Museu da Farinha de São Domingos.

Uma novidade para quem visita este espaço é a incorporação da realidade aumentada, a que o visitante pode ter acesso através da app Museu de Arqueologia de Alvalade, que o conduz a visualizações do mundo real vividos há milhares de anos no território de Alvalade.

O Museu de Arqueologia de Alvalade tem permanente a exposição “Memórias da Terra, das Águas e dos Povos”, que proporciona aos visitantes uma viagem pela história do território através da paleontologia (pela observação de alguns fósseis) e da arqueologia (através de inúmeros achados arqueológicos).

A criação do Museu de Arqueologia de Alvalade constituiu um passo importante na salvaguarda dos valores patrimoniais que nos foram legados pelos nossos antepassados, materializados nos vestígios arqueológicos dispersos pelo território ou recolhidos pela população local.

Pode visitar o Museu de Arqueologia de Alvalade de terça-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra ao domingo, à segunda-feira e aos feriados. A entrada é gratuita.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Santiago-do-Cacem
Lazer
Santiagro Está de Volta

A XXXVI edição da Feira Agropecuária e do Cavalo, de Santiago do Cacém, será

Geografias-de-uma-vida
Cultura
Descobrindo as "Geografias de uma vida" de José Afonso em Santiago do Cacém

Imerso na rica história e tradição cultural de Santiago do Cacém, o Auditório Municipal

Festival-ComDanca
Cultura
Festival ComDança 2024: Celebrando a Arte e a Dança em Santiago do Cacém

O Festival ComDança 2024 está a chegar a Santiago do Cacém, trazendo consigo uma