Música, gastronomia e oficina de instrumentos no Dia Mundial do Turismo em Grândola

Música, gastronomia e oficina de instrumentos no Dia Mundial do Turismo em Grândola

No dia 30 de setembro, a Capote Música, em colaboração com a Câmara Municipal de Grândola, assinala o Dia Mundial do Turismo com uma série de eventos que celebram a ligação entre a música, a natureza e a cultura local.

A programação do dia incluirá uma oficina de criação de toques e instrumentos musicais a partir de elementos naturais, conduzida por Napoleão Ribeiro, bem como o evento “Music’Aldente”, que combina música e gastronomia com um DJ set de Selecta Alice e um concerto de Lobo Mau na Casa dos Produtos Endógenos.

Aqui está o detalhe da programação:

“Natureza que Canta – Instrumentos Musicais Singelos” com Napoleão Ribeiro

Horário: 10h – 13h

Local: Montinho da Ribeira

Esta oficina é destinada a famílias e envolverá a criação de toques e instrumentos musicais simples a partir de elementos naturais. É adequada para crianças a partir dos 6 aos 12 anos, que devem estar acompanhadas por um adulto. O limite de participantes é de 20 pessoas.

Os participantes aprenderão a criar gaitas de palha e assobios feitas com paus, ervas, bugalhas e sementes (bolotas, amêndoas e avelãs). Esses instrumentos eram usados como brinquedos e, em algumas situações, como chamarizes de aves na caça.

A oficina será dividida em duas partes: na primeira, os participantes farão uma caminhada e uma visita guiada para encontrar os materiais naturais necessários. Na segunda parte, eles terão um espaço com mesas onde receberão uma sessão teórico-prática sobre como construir esses instrumentos.

A entrada é gratuita, mas é necessária inscrição prévia, que estará em breve disponível no site da Câmara Municipal de Grândola.

“Music’Aldente”

Horário: 18h – 22h

Local: Casa de Produtos Endógenos

Esta iniciativa combina música com degustação de experiências gastronómicas inspiradas na riqueza culinária do Alentejo. 

18h – DJ Set Selecta Alice

21h – Concerto de Lobo Mau

Selecta Alice é uma das impulsionadoras e pioneira da World Music em DJ set em Portugal. Foi curadora do palco do Sacred Fire no Boom Festival e vai conduzir-nos numa viagem pelos ritmos de África, América Latina, Balcãs e Índia, paragens obrigatórias nas suas incursões sonoras à volta do mundo.

Lobo Mau é a banda de David Jacinto, Lília Esteves e Gonçalo Ferreira, o trio que nos leva ao universo sonoro das canções que nascem da sua partilha artística. Na Casa Dele (LP, 2020), Vinha a Cantar (EP, 2021) e Agarrado ao Mundo (LP, 2022) são o portal de entrada na realidade contemplativa e mordaz das suas canções.

O evento Music’Aldente na Casa dos Produtos Endógenos, com DJ set de Selecta Alice e concerto de Lobo Mau, é de entrada livre.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Cristina-Branco-Canta
Cultura

Celebrando 50 Anos de Liberdade: Cristina Branco Canta "Abril" - Um Tributo Emocionante a José Afonso

Num momento histórico em que Portugal celebra os 50 anos do 25 de Abril, a cantora Cristina Branco traz aos palcos uma digressão...

Rota-das-Tabernas
Gastronomia

Rota das Tabernas

A 28ª edição da Rota das Tabernas, iniciativa da edilidade grandolense, vai decorrer em todos os fins de semana entre 31 de maio...