Navegar, nas Exposições e no Rio

Seixal, Luz e Traço é o nome da exposição de rua que se encontra em vários espaços do núcleo urbano antigo do Seixal, tendo sido inaugurada no passado dia 24 de abril. É um olhar de Eduardo Palaio sobre o Seixal antigo, através de textos e pinturas. O autor registou aspectos de um passado em que foi um observador participante, notando as rotinas, os ritmos e o quotidiano dos habitantes do Seixal.

Através do olhar de Eduardo Palaio será possível rever e sentir o Seixal antigo, observando os cafés, as tabernas, a barbearia, a farmácia, a saída da fábrica, a escola primária, as festas ou a deslocação para Lisboa, entre muitos outros aspectos.

Eduardo Palaio tem diversas obras publicadas nos géneros de literatura infantil, conto e romance. Em 2010 foi-lhe atribuído o Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca e em 2011 o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores. Na área artística pratica o desenho (incluindo o cartoon, por onde começou nos anos 1960), ilustração e pintura.

Foi também o criador, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, do Espaço Memória – Tipografia Popular do Seixal. Para esse fim, foram recuperadas as antigas instalações da Tipografia Popular de Augusto Palaio, assumindo-as como extensão do Ecomuseu Municipal do Seixal. Naquele espaço são preservados e expostos equipamentos, máquinas e técnicas de tipografia datadas entre o século XV e meados do século XX.

Nos dias 16 e 23 de agosto, entre as 9h30 e as 12h00, vão decorrer visitas à exposição Seixal, Luz e Traço com a presença de Eduardo Palaio. O autor irá apresentar histórias de barcos e de naufrágios, memórias de trabalho e de vida das gentes do concelho.

A visita terminará a bordo do bote de fragata Baía do Seixal para revisitar a cidade, desta vez a partir do rio.

A participação é gratuita, sujeita a inscrição. Para realizar a sua inscrição ou obter mais informações, pode entrar em contacto através do número de telefone 210 976 112 ou do endereço de e-mail ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Afro-Renaissance
Cultura
Descobrindo a Riqueza da Arte Africana Contemporânea na Exposição "Afro Renaissance" em Seixal

A Quinta da Fidalga, no Seixal, é palco de uma extraordinária exposição que celebra

Seixal-Cultural
Cultura
Seixal Cultural 2024: Programação Completa para Maio

O Seixal Cultural está de volta em maio de 2024, trazendo consigo uma programação

Festival-para-a-Infancia-Sementes
Cultura
Festival para a Infância Sementes: Um Evento Imperdível na Margem Sul

O Festival para a Infância Sementes está de volta, trazendo consigo uma programação rica