“O meu trabalho artístico é dedicado à criação de personagens, criaturas, mundos de fantasia e arte conceptual.” É desta forma que João Sousa define o seu objecto de trabalho e que é, em simultâneo, a sua grande paixão: o fantástico.
Nascido na Charneca da Caparica, corria o ano de 1996, João Sousa encontrou na natureza e no mundo dos videojogos, duas importantes fontes de entretenimento e de inspiração. A contemplação do mundo natural e o espírito de aventura associaram-se, desde tenra idade, ao entusiasmo que nutre por ficção científica e fantasia, inspirando João Sousa a concentrar o seu futuro profissional nesta área. A criação de cenários e personagens fantásticas foi a motivação que o levou, novamente, a explorar o caminho da criação digital.
O ingresso em Pintura na Faculdade de Belas Artes não o satisfez e o passo seguinte foi a inscrição num curso profissional, na ODD School, centrado em Concept Art.
O resto é a história e a carreira de João Sousa enquanto Pixel Artist, que estando envolvido em diversos projectos de arte digital, tem criado conceitos, desenhado novos conteúdos que ganham vida na produção de filmes e de videojogos.
É esta carreira literalmente de outros mundos que pode ser visitada até 28 de Novembro, na Galeria de Arte Imargem, com o título “Dos Encontros na Fantasia à Fantasia nos Encontros”.
A entrada é gratuita e isso é fantástico.