“Os Barcos e as Atividades Humanas no Seixal”

Está a decorrer a exposição “Os Barcos e as Atividades Humanas no Seixal”, na Câmara Municipal do Seixal.

Esta mostra dá a conhecer alguns dos principais tipos de embarcações usadas no estuário do Tejo, que foram de extrema importância para a vida das povoações ribeirinhas até meados do século XX.

Devido à sua localização junto ao rio Tejo, as características do território do Seixal influenciaram o percurso humano do concelho, transformando esse mesmo território. Isto refletiu-se no desenvolvimento de um conjunto de atividades económicas das quais se destacam: a agricultura e a moagem, ambas importantes entre os séculos XV e XX; a pesca, praticada em áreas do estuário do Tejo e no mar sobretudo entre o século XVII e meados do século XX; a construção naval em madeira e as indústrias, entre finais do século XIX e meados do século XX.

Os barcos e o tráfego fluvial desempenharam um papel crucial na resposta às necessidades de circulação de pessoas e bens, fundamentais a todas estas atividades. Associadas às diversas atividades, distinguem-se as embarcações de pesca como a muleta, o bote da tartaranha, a enviada ou bote do Seixal, o tapa-esteiros e as canoas, e as embarcações de transporte de bens, mercadorias e pessoas, como o barco dos moinhos, o bote do pinho, a fragata, o varino, a falua e o catraio.

A exposição vai prolongar-se até ao dia 31 de outubro e é de entrada livre, estando aberta ao público de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 17h.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Quinta-da-Atalaia
Lazer
Quinta da Atalaia: O Anfitrião do III Duatlo Jovem da Amora

Marque na agenda, no dia 24 de fevereiro, às 15h30, na Quinta da Atalaia,

Aescolamexe
Atualidade
Aescolamexe: Planeie atividades e eventos incríveis com o apoio da autarquia do Seixal

Já imaginou poder participar em atividades culturais e desportivas durante todo o ano letivo?

Quinta-da-Fidalga
Cultura
Conheça os Romances da Quinta da Fidalga nesta Visita Guiada

A Quinta da Fidalga, localizada no concelho do Seixal, é um verdadeiro paraíso escondido