A Casa da Música Jorge Peixinho, no Montijo, é o cenário escolhido para o programa “Peixinho é Fixe!”, promovido pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Este projeto tem como um dos principais objetivos introduzir as crianças à obra do compositor montijense, Jorge Peixinho, que dá nome a este espaço cultural.
Tendo em vista o público escolar, “Peixinho é Fixe!” baseia-se na apresentação didática de obras de música contemporânea. O seu propósito é desmistificar este género musical, que muitas vezes pode parecer complexo ou distante, e torná-lo acessível e compreensível para as crianças. Este enfoque visa eliminar quaisquer barreiras ou preconceitos que possam dificultar a apreciação e compreensão da música contemporânea.
Este programa de residência artística do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa irá decorrer em dois momentos distintos. No primeiro, o maestro Rui Pinheiro vai dirigir a interpretação de obras de Jorge Peixinho e Kunsu Shim. Será apresentado em duas sessões no dia 4 de outubro, uma às 10h30 e a outra às 14h30. O segundo momento terá lugar nos dias 29 e 30 de novembro, também às 10h30 e 14h30. Sob a direção de João Paulo Santos, vão ser interpretadas obras de Jorge Peixinho e Clotilde Rosa.
Para mais informações, pode entrar em contacto através do telefone 21 807 87 60 ou do e-mail bilheteira@mascarenhasmartins.pt.
O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.
Esta iniciativa conta com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, da Câmara Municipal de Lisboa, da Câmara Municipal do Montijo, do CCB, da Antena 2, da Ava-Edições Musicais e da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.