Per Zanussi & Vestnorsk Jazzensemble no Fórum Cultural do Seixal

Per Zanussi é um contrabaixista e compositor norueguês nascido em 1977. A sua jornada musical começou cedo, aos cinco anos, quando começou a tocar vários instrumentos, mas foi o contrabaixo que se tornou a sua paixão. Rapidamente, fez a transição do rock para o jazz, estabelecendo as bases para a sua carreira musical.

Zanussi é um músico com uma sólida formação, possuindo um mestrado em música do Conservatório de Trondheim e da Academia Norueguesa de Música, em Oslo, com especialização em contrabaixo e composição. Além disso, concluiu o seu projeto de doutoramento em 2017, intitulado “Natural Patterns – Music Making with an Ensemble of Improvisers,” através do programa norueguês de investigação artística e da Universidade de Stavanger. Este projeto de doutoramento deu origem ao Per Zanussi Ensemble, uma colaboração com músicos como Sofia Jernberg, Eivind Lønning, Raymond Strid e David Stackenäs.

O músico norueguês também é conhecido por ter fundado o projeto eletrónico Wibutee enquanto ainda era estudante em Trondheim, em colaboração com Håkon Kornstad e Wetle Holte. Este projeto resultou em três álbuns e uma digressão mundial. Posteriormente, criou o Zanussi 5, um dos seus projetos mais duradouros, que gravou quatro álbuns em quinteto e um quinto como uma versão da Trondheim Jazz Orchestra, um grupo composto por doze elementos, incluindo os membros do Zanussi 5.

A versatilidade de Zanussi como músico e compositor é evidenciada pelo seu trabalho em música para espetáculos de teatro, dança e curtas-metragens. Ele também faz parte do Trespass Trio, com Martin Kuchen e Raymond Strid, e do Eyolf Dale Trio, além de colaborar em vários outros projetos como sideman.

Em 2022 foi lançado o álbum “Li and the Infinite Game,” uma obra composta por Per Zanussi em colaboração com o Vestnorsk Jazzensemble, um coletivo de 11 músicos. Este projeto mistura uma ampla gama de influências musicais, incluindo funk futurista, prog-afrobeat, baladas de xamãs coreanas e free jazz norte-africano. “Li”, nome chinês que se refere aos padrões e fluxos da natureza, e “Infinite Game”, que representa a forma como os músicos dão vida às composições abrangentes de Zanussi, são as bases para esta obra inovadora.

Per Zanussi e o Vestnorsk Jazzensemble atuam no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal no próximo dia 19 de outubro, às 22 horas. Os bilhetes estão disponíveis no balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, na Ticketline e nos locais habituais. O preço é de 12 €, com um desconto de 25% para jovens até aos 25 anos, munícipes, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

hoteis-para-insetos
Lazer
Aprenda como construir hotéis para insetos e ajude a preservar a biodiversidade

Os insetos, como abelhas, abelhões, vespas, moscas, borboletas, escaravelhos e formigas, desempenham um papel

Quinta-da-Fidalga
Cultura
Conheça os Romances da Quinta da Fidalga nesta Visita Guiada

A Quinta da Fidalga, localizada no concelho do Seixal, é um verdadeiro paraíso escondido

Leitura-de-Contos-para-Bebes
Lazer
Leitura de Contos para Bebés no Seixal: Estimulando o Desenvolvimento Cerebral dos Mais Novos

A leitura de contos para bebés é uma atividade essencial no processo de desenvolvimento