Poetas portugueses do século XX: Poesia de Intervenção

A Biblioteca Municipal de Sesimbra, no seu podcast Leituras na Biblioteca, dá voz a alguns dos principais poemas dos grandes poetas portugueses do século XX, incluindo José Carlos Ary dos Santos, José Jorge Letria, José Afonso, Manuel Alegre, Luís Veiga Leitão, António Gedeão, Sérgio Godinho, entre outros.

O Podcast

A Biblioteca Municipal de Sesimbra, através do seu podcast Leituras na Biblioteca (dinamizado por Inês Santos), dá voz a alguns dos principais poemas destes grandes poetas portugueses do século XX.

Nas décadas de 60 e 70, no âmbito das letras, Portugal assiste ao desenvolvimento de uma poesia de intervenção que acompanhou todo o processo de luta por oposição ao fascismo Salazarista.

A disponibilizar semanalmente, à quinta-feira, entre o Dias Mundial da Poesia e o Dia da Liberdade, seis novos episódios de conteúdos literários em formato áudio para que os leitores possam ouvir alguns dos mais conceituados poemas de intervenção, quando e onde quiserem. Os próximos episódios estarão disponíveis:

  • 28 MAR | qui | 10h
  • 4, 11, 18 e 25 ABR | qui | 10h

Os episódios estão disponíveis na plataforma Soundcloud.

A poesia de intervenção portuguesa do século XX desempenhou um papel fundamental na resistência ao fascismo. Através de suas palavras, os poetas desse período expressaram sua luta pela liberdade e justiça social. Hoje, suas obras continuam a inspirar e a provocar reflexões sobre o papel da poesia na sociedade.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Pedro-Moutinho
Cultura
Pedro Moutinho: Uma Noite Cheia de Música e Emoção em Sesimbra

Entre os eventos musicais mais aguardados em Sesimbra está o concerto de Pedro Moutinho.