Programa eclético celebra o Dia Mundial do Teatro em Setúbal

O Dia Mundial do Teatro é uma data muito especial para celebrar as artes cénicas e a sua importância na cultura e na sociedade. Neste ano, a cidade de Setúbal promove um programa eclético, com uma série de espetáculos e workshops, que acontecerão ao longo de todo o mês de março. Esta programação diversificada tem como objetivo enriquecer a reflexão e a expressão cultural, proporcionando uma experiência única para todas as idades.

Destaques do Programa

O programa conta com uma variedade de espetáculos que abordam temas atuais e relevantes. Entre os destaques, podemos citar:

Espetáculo “Limites”

O programa tem início no dia 1 de abril, às 21h30, no A Gráfica – Centro de Criação Artística, com a apresentação da peça “Limites”, do Teatro dos Aloés. Essa peça tem como público-alvo a comunidade educacional e aborda as diferentes realidades da educação em Portugal e na Romênia. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia através do e-mail agrafica@mun-setubal.pt.

Espetáculo “Ruy, a história devida”

Um dos pontos altos das celebrações do Dia Mundial do Teatro está marcado para o dia 7, às 21h, no Fórum Municipal Luísa Todi, com o espetáculo “Ruy, a história devida”. Neste espetáculo, Ruy de Carvalho sobe ao palco para contar histórias inéditas da sua longa carreira. Os bilhetes para a produção da Yellow Star Company custam 20 euros e podem ser adquiridos aqui.

Espetáculo “(Re)vulvere”

No dia 9, no espaço A Gráfica, será apresentada a performance-instalação “(Re)vulvere”, do Teatro Estúdio Fontenova, inspirada na Antologia de Poesia Erótica e Satírica Portuguesa de Natália Correia. Esta apresentação faz parte das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril. Os bilhetes para cada sessão, às 18h e às 21h30, custam 4 euros.

Comédia “Trair e coçar, é só começar”

Nos dias 14, 15 e 16, às 21h, e no dia 17, às 16h, no Fórum Municipal Luísa Todi, será encenada a comédia “Trair e coçar, é só começar”, com José Raposo, Rui Unas, Carlos Areias e Sara Barradas. Os bilhetes para cada sessão custam entre 20 e 22,50 euros e podem ser adquiridos aqui.

Peça “Menina Júlia”

O Teatro Animação de Setúbal apresenta a icónica peça “Menina Júlia”, de August Strindberg, nos dias 21, 22, 23 e 27, às 21h30, e no dia 24, às 16h e 21h30, no espaço A Grática. Os bilhetes para este espetáculo, que faz parte das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, custam 10 euros para bilhetes normais e 5 euros para crianças menores de 18 anos ou maiores de 65 anos. As reservas podem ser feitas por e-mail através de geral@tas.pt.

Peça “Aldebarã”

No dia 27, Dia Mundial do Teatro, será encenada a peça “Aldebarã”, da Terra Amarela – Plataforma de Criação Artística Inclusiva. Esta peça é baseada nas jornadas mitológicas de heróis como Ulisses, Eneias e Jasão. A apresentação faz parte das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril e acontece às 21h, no Fórum Municipal Luísa Todi, com entrada gratuita mediante reserva através do e-mail bilheteira.fmlt@gmail.com.

Programação para o público infantil

O Dia Mundial do Teatro também reserva uma programação especial para o público infantil. Entre as atrações, destacamos:

Espetáculo “A Cor do Limão”

No dia 3, às 15h, na Casa da Cultura, será apresentado o espetáculo “A Cor do Limão”, da Andante – Associação Artística, destinado a bebés de 6 meses a 3 anos. Os bilhetes para uma criança com um acompanhante custam 5 euros, e um bilhete extra custa 3 euros.

Espetáculo “Dois pontos educação”

No dia 21 e 22, às 15h, no Auditório Bocage, o grupo Trimagisto apresenta o espetáculo “Dois pontos educação”, especialmente voltado para estudantes do ensino secundário. A entrada é gratuita, mediante reserva prévia por e-mail através de dicul@mun-setubal.pt.

Espetáculo “O pequeno eu sou”

No dia 24, às 11h, na Casa da Cultura, o Gekko TanzTheater apresenta o espetáculo “O pequeno eu sou”, destinado a crianças a partir de 3 anos. Os bilhetes custam 5 euros.

Além destas atrações, o teatro também irá até as escolas do município, com apresentações como “Os Barrigas e os Magriços”, do Teatro Estúdio Fontenova, e “Tis Skepis”, de Tiago Bôto & Wagner Borges. As reservas devem ser feitas através do e-mail dicul@mun-setubal.pt.

Workshops e Formações

Além dos espetáculos, o Dia Mundial do Teatro em Setúbal oferece uma série de workshops e formações voltados para o público em geral, profissionais e estudantes. De entre as opções, destacamos:

Formação em Gestão Cultural e Deficiência

No dia 5, das 10h às 13h e das 14h às 17h, na Casa da Cultura, será ministrada a formação em Gestão Cultural e Deficiência, por Maria Vlachou, da Acesso Cultura, em parceria com o Teatro Estúdio Fontenova. As inscrições custam 15 euros e devem ser feitas através do e-mail teatroestudiofontenova@gmail.com.

Workshop de Crítica Teatral

Nos dias 9 e 10, das 10h às 17h, na Casa da Cultura, Statt Miller irá orientar um workshop de Introdução à Crítica Teatral. As inscrições custam 20 euros e podem ser feitas online aqui ou aqui.

Workshop de Expressão Dramática

De 12 a 15, das 19h às 21h, na Casa do Largo, a Água Ardente Produções Teatrais promove um workshop para desenvolver conhecimentos e técnicas de expressão dramática, sob a liderança de Olavo Nóbrega. As inscrições custam 20 euros e devem ser feitas através do seguinte e-mail a.ardente@gmail.com.

Curso Intensivo de Teatro Imersivo

No dia 17, das 14h às 18h, no Teatro Cais 21, será realizado um curso intensivo de Teatro Imersivo, destinado a pessoas acima de 16 anos. As inscrições custam 15 euros e podem ser feitas através do telefone 938 985 258 ou do e-mail teatrocais21@gmail.com.

Workshop de Teatro de Improvisação

Entre os dias 18 e 22, das 18h às 21h, no Rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi, acontecerá um workshop de Teatro de Improvisação, liderado por Mário Bomba. As inscrições custam 20 euros e podem ser feitas online aqui.

O programa eclético de celebração do Dia Mundial do Teatro em Setúbal oferece uma diversidade de espetáculos e atividades para todas as idades. Com a participação de companhias de teatro de diferentes partes do país, esta programação procura abordar temas atuais e proporcionar uma experiência cultural enriquecedora. Além dos espetáculos, há também workshops e formações voltados para o público em geral, promovendo a aprendizagem e a troca de conhecimentos. Não deixe de aproveitar esta oportunidade única de vivenciar o teatro em toda a sua plenitude. Para mais informações, consulte o programa completo das celebrações do Dia Mundial do Teatro aqui.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Concerto-Intimista
Cultura
"Seis Nódoas": O Concerto Intimista (e sem voz) de João Hã??

Já imaginou um concerto onde a voz não é usada como instrumento? Pois é

Gaming-Experience
Lazer
Gaming Experience by Nostalgia no Alegro Setúbal: Uma Viagem aos Jogos Clássicos

Imagine-se a entrar numa máquina do tempo e ser transportado de volta a décadas

Buffalo-Suzuki-Strings
Cultura
Buffalo Suzuki Strings Friendship Touring Ensemble: Uma Experiência Musical Única em Setúbal

Setúbal é uma cidade conhecida pela sua rica cultura e eventos musicais emocionantes. Entre