Quatro Conferências sobre Sebastião da Gama em Setúbal

Quatro Conferências sobre Sebastião da Gama em Setúbal

O ano de 2024 marca o centenário do nascimento de Sebastião da Gama, um renomado poeta da Arrábida. Como parte das comemorações, realiza-se um ciclo de conferências chamado “Ler Sebastião da Gama”.

O Ciclo de Conferências “Ler Sebastião da Gama”

Neste ano especial, dedicado à celebração da vida e obra de Sebastião da Gama, foram organizadas quatro conferências que abordarão diferentes aspectos da sua vida e legado literário. Estas conferências têm como objetivo não apenas homenagear o poeta, mas também promover a sua obra e dar a conhecer a sua importância para a cultura portuguesa.

Conferência de Pedro Mexia

A primeira conferência foi ministrada por Pedro Mexia no Salão Nobre da Câmara de Setúbal, no dia 10 de fevereiro. Pedro Mexia é um escritor e crítico literário português, conhecido pelo seu vasto conhecimento sobre a literatura portuguesa contemporânea. Nesta conferência, abordou a influência de Sebastião da Gama na poesia do século XX.

Conferência de Luís Filipe Castro Mendes

A segunda conferência será conduzida por Luís Filipe Castro Mendes e terá lugar no Museu do Trabalho, no dia 23 de fevereiro, às 18h30. Castro Mendes é um poeta e ensaísta português, com uma vasta experiência no campo da cultura e das artes. Nesta conferência, irá explorar a relação de Sebastião da Gama com a natureza e o ambiente, temas recorrentes na sua obra.

Conferência de Viriato Soromenho-Marques

A terceira conferência será apresentada por Viriato Soromenho-Marques e decorrerá na Casa da Cultura, no dia 15 de março, às 18h30. Soromenho-Marques é um conhecido professor universitário e filósofo português, especialista em temas relacionados com o ambiente e a ecologia. Nesta conferência, irá analisar a importância da ecologia na poesia de Sebastião da Gama.

Conferência de Guilherme d’Oliveira Martins

A última conferência do ciclo será realizada por Guilherme d’Oliveira Martins e terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal, no dia 10 de abril, às 18h30. Guilherme d’Oliveira Martins é um reconhecido historiador e professor universitário, com um vasto conhecimento sobre a cultura portuguesa. Nesta conferência, irá abordar a vida e obra de Sebastião da Gama, destacando a sua relevância histórica e literária.

A Vida e Obra de Sebastião da Gama

Sebastião da Gama nasceu em Vila Nogueira de Azeitão, no dia 10 de abril de 1924. Desde cedo, enfrentou problemas de saúde que o levaram a procurar o ar puro da serra da Arrábida, situada no concelho de Setúbal. Foi neste ambiente natural, rodeado por uma paisagem verdejante e com o mar ao fundo, que Sebastião da Gama encontrou inspiração para escrever os seus poemas, que celebram a natureza e revelam uma consciência ambiental.

A preocupação de Sebastião da Gama com a preservação da natureza levou à fundação da Liga para a Proteção da Natureza, em 1948, tornando-se assim a primeira associação ambientalista portuguesa. Através da sua poesia, o autor expressa a sua ligação com o divino e a importância de preservar o “paraíso” natural da Arrábida, que estava ameaçado pelo avanço das estradas e urbanização.

Infelizmente, a vida de Sebastião da Gama foi interrompida precocemente pela tuberculose, aos 27 anos de idade, há exatamente 72 anos. Apesar da sua curta vida, deixou uma obra vasta e coesa, que inclui obras como “Pelo sonho é que vamos”, “Serra-Mãe”, “Loas a Nossa Senhora da Arrábida” e “O segredo é amar”. Através destas obras, revela-se como um autor único, que privilegia a conexão com o divino e a valorização da natureza.

As quatro conferências do ciclo “Ler Sebastião da Gama” em Setúbal são uma oportunidade única para explorar a vida e obra deste importante poeta português. Pedro Mexia, Luís Filipe Castro Mendes, Viriato Soromenho-Marques e Guilherme d’Oliveira Martins trazem diferentes perspectivas sobre a influência e relevância de Sebastião da Gama na literatura e na cultura portuguesa. Se tem interesse na poesia e na preservação da natureza, não deixe de participar nestas conferências que prometem ser enriquecedoras e inspiradoras.

Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre Sebastião da Gama e o seu legado literário. Mergulhe no mundo de poesia e natureza criado por este importante autor português.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Filo-Machado
Cultura

Celebrando 60 Anos de Música: Filó Machado Traz o Seu Virtuosismo e Criatividade a Setúbal

Nem sempre temos a oportunidade de presenciar um concerto de um artista que já percorreu mais de meio século de carreira. Mas essa...

Wilderness-Summer-Camp
Lazer

Descobrindo o Paraíso Natural: O Campo de Férias Wilderness Summer Camp

As férias escolares estão prestes a chegar, trazendo consigo a tão esperada pausa para os estudantes em todo o país. Com o verão...

Forte-de-Albarquel
Cultura

Descobrindo a Vibração Musical do Forte de Albarquel: Uma Temporada de Concertos Imperdíveis

Com a chegada dos meses quentes de verão, a cidade de Setúbal prepara-se para abrir as cortinas sobre uma temporada repleta de atividades...