Ricardo Farinha apresenta “Hip Hop Tuga — Quatro Décadas de Rap em Portugal”: Uma Enciclopédia do Género Musical no nosso País

No dia 12 de novembro, se passar por Almada, não perca a apresentação do livro de Ricardo Farinha, “Hip Hop Tuga — Quatro Décadas de Rap em Portugal”, na FNAC do Almada Fórum. A entrada é gratuita, começando às 17h. 

O Livro

Neste ano em que o Hip Hop celebra 40 anos em Portugal, Ricardo Farinha apresenta uma biografia que demonstra a sua importância. Através de uma investigação cuidadosa, o autor, especialista neste género musical, desvenda biografias e histórias inéditas, bem como os protagonistas que construíram o movimento, seja a partir do palco ou dos bastidores. O livro evidencia ainda como a cultura do Hip Hop foi um motor no combate ao racismo, desigualdades e preconceito.

Johnny Def, General D, Black Company, Da Weasel, Mind da Gap, Djamal, Boss AC, Dealema, Sam The Kid, Valete, Força Suprema, Chullage, Regula, Allen Halloween, Nerve, Capicua, DJ Ride, Plutonio, Dillaz, Slow J, T-Rex são apenas alguns nomes dos protagonistas que marcaram a história do rap em Portugal ao longo dos últimos 40 anos. Alguns já desapareceram, outros ainda permanecem, enquanto novos artistas surgem a cada ano, tornando o Hip Hop Tuga cada vez mais vivo. Amadureceu, diversificou-se, passando de um pequeno movimento de nicho para uma cultura de grande influência que contribuiu para a transformação da sociedade. 

O Autor

Ricardo Farinha nasceu em 1995 e cresceu em Queluz, num subúrbio de Lisboa. Iniciou a sua licenciatura em Jornalismo (Escola Superior de Comunicação Social) em 2013. No ano seguinte, começou a escrever para o H2Tuga, sendo depois editor do site. Em 2016, a sua carreira de jornalista começou na NiT, tornando-se mais tarde editor da revista. No mesmo ano, foi convidado para integrar a equipa do Rimas e Batidas, onde ainda se encontra. Desde 2018, dá aulas sobre a história do rap em Portugal na ETIC, tendo tido um podcast chamado “Raptilário”. Em 2020, foi um dos promotores da compilação solidária anti racista “Labanta Braço”. Colabora com vários meios de comunicação, especialmente na área da cultura.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Hansel-e-Gretel
Cultura
Hansel e Gretel: Uma Experiência Teatral Imersiva para Toda a Família no TMJB

Uma nova criação do Red Cloud – Teatro de Marionetas, “Hansel e Gretel” promete

Feira-de-Cacilhas
Lazer
Celebrando a Alegria e Cultura na Feira de Cacilhas

Situada à beira-rio em Almada, a Feira de Cacilhas é um evento anual que

vida-de-Luiz-Pacheco
Cultura
Morto o cão, acabou-se a fúria – a vida de Luiz Pacheco no TMJB

Luiz Pacheco foi um escritor, editor e polemista que deixou uma marca indelével na