Setúbal recebe primeiro Festival de Canto Lírico

Foi aprovado em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal o apoio de cerca de 20 mil euros cedidos pela autarquia à Associação Setúbal Voz que vai organizar aquele que será o primeiro Festival de Canto Lírico. O certame estará enquadrado nas celebrações do nascimento de Luísa Todi (9 de janeiro de 1753) e decorrerá entre 9 e 20 de janeiro do próximo ano.

O canto lírico tem as suas raízes em Itália, no século XVII. Surgiu no final do período do Renascimento e está, como sabemos, muito ligado à arte do teatro. Através do canto lírico os artistas desta época procuraram recriar os sentimentos e emoções das antigas tragédias gregas através do poder da voz e da interpretação vocal. Esta arte manteve-se até aos dias de hoje e é apreciada um pouco por todo o mundo. Agora, Setúbal e a Margem Sul preparam-se para receber o primeiro Festival de Canto Lírico

O Festival do Canto Lírico decorrerá entre 9 e 20 de janeiro de 2024, organizado pela Associação Setúbal Voz com apoio da Câmara Municipal de Setúbal. Os espetáculos enquadrados no âmbito do Festival decorrerão um pouco por toda a cidade, resultado de um esforço que procura fazer chegar este evento ao maior número de pessoas possível: “Será notável pela sua programação descentralizada por todo o território de Setúbal, desempenhando um papel vital na democratização cultural e no acesso à cultura” destaca a organização. Para além disso, a organização salienta o simbolismo e a importância de lembrar uma das maiores figuras associadas à cidade de Setúbal, Luisa Todi: “Reconhecer e valorizar a rica herança cultural de Setúbal, mantendo viva a memória de uma figura histórica relevante, contribuindo para a preservação do património local e promovendo o orgulho na identidade cultural da cidade”

A Associação Setúbal Voz integra três grupos: o Ateliê de Ópera de Setúbal, a Companhia de Ópera de Setúbal e o Coro Setúbal Voz. Através da organização deste projeto procura “impulsionar o envolvimento da comunidade local no projeto” e simultaneamente proporcionar aos seus músicos e artistas a oportunidade de apresentarem o seu trabalho e contribuir para o crescimento da cena cultural e artística da cidade de Setúbal.

Entre 9 e 20 de Janeiro não perca. Visite a cidade de Setúbal e assista a um dos muitos espetáculos enquadrados no âmbito do primeiro Festival de Canto Lírico.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

A-Praca-de-Bocage
Lazer
A Praça de Bocage: O Centro do Carnaval em Setúbal

O Carnaval é uma festa tradicionalmente conhecida pela sua alegria, cores vibrantes e diversão

Coletivos-com-Voz
Atualidade
Coletivos com Voz Seleciona Projetos a Apoiar

O Coletivos com Voz é uma iniciativa que visa apoiar projetos sociais e culturais

Coracao-Rosa-do-Mar
Cultura
Exposição "Coração Rosa do Mar" de Antero Anastácio na Biblioteca de Setúbal

Pode apreciar a exposição de pintura “Coração Rosa do Mar” na Biblioteca Pública Municipal