Setúbal Recebe Sessão de “Canto Moço Moço – Direitos Humanos na Voz de José Afonso”

No próximo dia 25 de Outubro, às 15h, a Associação José Afonso (AJA) apresenta a Sessão de Encerramento do Projeto “Canto Moço Moço – Direitos Humanos na Voz de José Afonso”. A sessão terá lugar na Casa da Cultura de Setúbal, localizada na Rua Detrás da Guarda 28, em Setúbal.

O Projeto Canto Moço Moço

Promovido no âmbito do programa Cidadãos Activ@s/EEA Grands, o projeto “Canto Moço Moço – Direitos Humanos na Voz de José Afonso” foi desenvolvido ao longo de dois anos em colaboração com professores, alunos e ativistas de escolas e associações. O objetivo foi sensibilizar, envolver e empoderar os jovens na defesa dos direitos humanos, promovendo uma cidadania mais ativa, consciente e participativa.

Durante a sessão de encerramento, serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido, visando a divulgação, disponibilização e continuidade do projeto. A sessão será aberta ao público e contará com as intervenções de Francisco Fanhais, presidente da Direção da Associação José Afonso, Helena Fonseca, Miguel Gouveia e João Madeira, responsáveis pelo desenvolvimento dos recursos e coordenação de professores.

A Importância dos Direitos Humanos

Para que o mundo não esqueça as atrocidades ocorridas durante a Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas aprovou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta declaração estabelece os direitos fundamentais que a humanidade deve seguir para alcançar a paz. O projeto “Canto Moço Moço” tem como objetivo dar a conhecer esses direitos através da voz de José Afonso, cujas letras das canções guardam as lutas que possibilitaram a liberdade.

À medida que nos aproximamos da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, renova-se a importância da educação das novas gerações nos valores humanos e na prática da democracia.

Sobre a Associação José Afonso

A Associação José Afonso (AJA) foi criada em 18 de Novembro de 1987 com o propósito de honrar o legado de José Afonso como artista e cidadão empenhado na causa da liberdade e da solidariedade. José Afonso foi um ser humano atento, livre, inquieto e de um profundo humanismo crítico. As suas canções, tanto as de um lirismo tocante quanto as de combate e denúncia da exploração e hipocrisia, deram voz à luta e à ira dos mais desfavorecidos e às aspirações de libertação dos povos oprimidos, apontando a utopia como único caminho a seguir para a realização plena do ser humano.

A AJA tem como missão valorizar e divulgar este legado enquanto património universal. A associação definiu objetivos concretos que a norteiam, e trabalha constantemente para que as gerações futuras continuem herdeiras desta obra ímpar e intemporal, não perdendo o rumo da mensagem de José Afonso.

Para mais informações sobre o projeto e a associação, entre em contato pelo e-mail projetocantomoco@gmail.com ou ligue para Helena Carmo, na Associação José Afonso, pelo número +351 963 460 757.

Visite o site da associação e siga nas redes sociais Facebook e Instagram.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
As Comemorações Bocagianas
Cultura

Celebrando a Herança Cultural de Setúbal: As Comemorações Bocagianas 2024

As Comemorações Bocagianas 2024 em Setúbal oferecem um programa diversificado de eventos culturais e de lazer, com acesso gratuito, destacando-se as atividades realizadas...

Nossa Senhora da Saúde
Cultura

Celebre as Festas de Nossa Senhora da Saúde em Azeitão

Azeitão acolhe anualmente as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde, um evento que reúne a comunidade local em torno de uma...

Cartazes do Cinema Português
Cultura

Descubra os Cartazes do Cinema Português numa Exposição em Setúbal

O mundo do cinema é um universo fascinante, repleto de histórias, personagens e imagens que capturam a nossa imaginação. Neste contexto, Setúbal está...