Setúbal rima com Ciência

Com o objectivo de encurtar as distâncias entre o grande público e a Ciência, a cidade de Setúbal volta a receber a Noite Europeia dos Investigadores (NEI).

A parceria, entre o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e a Câmara Municipal de Setúbal, pretende sensibilizar os setubalenses para a importância da Ciência não só no dia a dia como também para o futuro de todos. 

A iniciativa vai decorrer já no próximo dia 29, na Casa da Baía, entre as 10h30 e as 22h00 e conta com uma programação extensa e transversal, contando com várias atividades interativas e lúdicas que visam promover a participação activa dos mais curiosos de todas as idades.
Este ano, a iniciativa está subordinada ao tema: “Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade”.


Para responder à curiosidade e perguntas dos visitantes, a Noite Europeia dos Investigadores contará com “workshops” variados, diversas actividades práticas que são um convite para a experimentação, visitas guiadas a centros de produção de ciência e conhecimento e conversas com alguns dos investigadores do IPS que estarão presentes ao longo dia.

Este estará dividido em dois horários. 

Com o início marcado para as 10h30, os cinco “workshops” abarcam temáticas tão diversas como a proteção civil individual em caso de desastre natural (ou seja, o que devemos fazer em caso de sismo), empreendedorismo, qual o papel e impacto da ciência no quotidiano pessoal e também a sustentabilidade ambiental através do processo de inseminação artificial das abelhas-rainha.

Com destaque especial, referimos a visita guiada, direcionada a toda a população mais jovem, desde o pré-escolar ao secundário, ao CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, localizado na Casa da Baía, desde 2018.

Este importante ponto da visita e da própria cidade, produz e dinamiza conhecimento sobre a população de cetáceos presentes no estuário do Sado, bem como uma visualização da história natural da região. Um dos pontos altos da visita é, precisamente, a presença do esqueleto de um roaz-corvineiro. 

A partir das 19h00,o convite lançado pela NEI alargam-se a toda a comunidade com animação a ficar a cargo das tunas do IPS, uma visita guiada à Casa da Baía, e a oportunidade de conhecer alguns dos investigadores do IPS através do modelo das conversas-expresso. 

Esta será uma oportunidade imperdível de conhecer, na primeira pessoa, quem tem a tarefa diária de produzir e disseminar conhecimento em áreas tão variadas como são a Educação, Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Tecnologia e Sociedade.

Com um formato anual a NEI é promovida pela Comissão Europeia como forma de, não só, fomentar uma maior proximidade entre os cientistas e as comunidades, através do contacto directo entre os envolvidos como também de dar a conhecer muita da investigação científica desenvolvida nos diferentes países da União Europeia (UE). Outro dos seus objetivos é aumentar o interesse das crianças e jovens na ciência e nas carreiras científicas. 

Tem por isso todas as razões para não perder este convite!

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

425358222_693489366290928_200502671384124873_n
Cultura
Uma Retrospetiva da Arte de Teresa Sousa: Uma Biografia Ilustrada em Exposição

A exposição “Teresa Sousa (1928-1962) – Biografia Ilustrada” é uma retrospetiva da breve e

Circulo-de-Jazz
Cultura
13º Círculo de Jazz: Concerto da Orquestra de Jazz em Homenagem a José Afonso

Se é um amante de música e procura um evento cultural imperdível em Setúbal,

O-Ultimo-Esconderijo-da-Inocencia
Cultura
Exposição "O Último Esconderijo da Inocência": Uma Chamada à Prevenção da Violência Sexual

A Casa do Largo está com uma exposição coletiva que pretende consciencializar para a