Teatro Estúdio Fontenova apresenta “O Barbo” de Natália Correia

O Teatro Estúdio Fontenova, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, está prestes a estrear “O Barbo, salvar Gaia rumo a Yod”, uma adaptação teatral da obra de ficção científica de Natália Correia. A peça, com encenação de José Maria Dias e dramaturgia de Armando Nascimento Rosa, será apresentada no dia 17 de novembro, às 21h.

Um conto de ficção científica com relevância atual

“Barbo”, escrito por Natália Correia e publicado em 1968, é um conto de ficção científica que ganha vida nos palcos através do Teatro Estúdio Fontenova. A narrativa distópica da autora aborda temas como a emergência climática, a crise de recursos vitais, a disfunção das sociedades e a ameaça bélica de destruição em escala planetária. Esses elementos, aliados à questão da existência de civilizações inteligentes no universo, tornam a história extremamente relevante para os dias de hoje.

A jornada de Barbo em busca de ensinamentos

A peça conta a história de Barbo, um personagem escolhido para embarcar numa viagem espacial rumo ao planeta Yod, localizado no coração da galáxia. Yod é habitado por uma cultura tecnologicamente mais avançada do que a humana, os yodetas. A missão de Barbo é aprender com os yodetas, de modo a encontrar soluções para a situação ambiental terrestre que ameaça a sobrevivência da humanidade no planeta Terra.

Bilhetes e informações adicionais

Os bilhetes para “O Barbo, salvar Gaia rumo a Yod” estão disponíveis por 8 € para o público em geral e 6 € para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo. A bilheteria online é o local para adquirir os ingressos.

A peça terá várias apresentações, nos dias 17, 18, 22, 23, 24 e 25 de novembro, sempre às 21h. Haverá também sessões nos dias 19 e 26, às 17h, além de uma apresentação especial para escolas no dia 21, às 11h e às 15h. A classificação indicativa é para maiores de 12 anos, e a duração do espetáculo é de 80 minutos.

Equipe criativa e parcerias

A adaptação teatral de “Barbo” contou com a dramaturgia de Armando Nascimento Rosa e a direção de José Maria Dias. A assistência de encenação ficou a cargo de Sara Túbio Costa. No elenco, estão Clara Passarinho, Fábio Nóbrega Vaz, Graziela Dias, João M. Mota e Patrícia Paixão. Além disso, a peça também conta com a participação de Ana Guerreiro, Bruno Gomes, Carlos Rocha e Sara Túbio Costa na interpretação de vídeo.

A música original é da autoria de João M. Mota, e o apoio ao movimento é de Iolanda Rodrigues. A cenografia é assinada por Ricardo Guerreiro Campos, e o figurino por Zé Nova. A iluminação foi desenvolvida por José Maria Dias e Nicolas Manfredini, e a sonoplastia por Emídio Buchinho. A imagem e o design de comunicação são de Tomás Anjos Barão, e as fotografias foram feitas por Helena Tomás.

A direção de produção é de Graziela Dias, e a direção de comunicação de Patrícia Paixão. A produção executiva é de Fili Ribeiro, com operação técnica de Nicolas Manfredini e arranjos e manutenção de guarda-roupa por Gertrudes Félix. 

O evento conta com o apoio da Antena 2, O Setubalense, semmais, Setúbal Mais e Som da Baixa. A realização do Teatro Estúdio Fontenova é possível graças ao financiamento da República Portuguesa – Cultura, Direção-Geral das Artes, Município de Setúbal, A Descampado e Performart.

“O Barbo, salvar Gaia rumo a Yod” é uma peça de teatro baseada no conto de ficção científica de Natália Correia. Com uma narrativa distópica que aborda questões contemporâneas, como a emergência climática e a crise de recursos vitais, a peça promete envolver o público numa jornada emocionante rumo ao desconhecido. Não perca a oportunidade de conferir esta adaptação teatral única no Teatro Estúdio Fontenova, em Setúbal.

PARTILHE NAS REDES
Também poderá gostar de
Histórias Escondidas pela Ditadura
Cultura

Teatro em Setúbal Revela Histórias Escondidas pela Ditadura

O Teatro Estúdio Fontenova (TEF) traz à cena uma peça que promete instigar reflexões profundas sobre um dos períodos mais obscuros da história...

autora de Setúbal
Atualidade

Documentário com textos de autora de Setúbal vence o maior festival de cinema vegan do mundo

O documentário “Carne – A Pegada Insustentável” conquistou o título de Melhor Longa-Metragem no International Vegan Film Festival, um dos mais renomados festivais de cinema do...

Exposição de Aguarelas
Cultura

Exposição de Aguarelas Revela o Património de Setúbal

Setúbal ganha vida através das aguarelas de António Madureira Pais. Inaugurada em 4 de novembro na Casa da Baía, a exposição “Postais de...