“Um Mestre Português para a Ordem de Santiago”: Palmela volta a receber Feira Medieval

A Feira Medieval de Palmela está de volta ao Castelo e ao centro histórico da vila, entre os dias 22 e 24 de setembro. O tema para a edição de 2023 é “Um Mestre Português para a Ordem de Santiago”, recuando até 1288. Nesse ano, por diligências do Rei D. Dinis, a Ordem de Santiago em Portugal foi beneficiada com a Bula Pastoralis Officii. Este decreto do Papa Nicolau II concedeu a Portugal a isenção de obediência a Castela e a autorização para eleger um Mestre português. 

O eleito foi D. João Fernandes, Comendador-mor de Mértola, tornando-se assim o primeiro Mestre português da Ordem de Santiago. Em 1290, o Comendador de Palmela, D. Martim Anes Chanca, recebeu no Castelo o Rei D. Dinis e o Mestre João Fernandes, com honrarias, festejos e feira franca, celebrando a autonomização da Ordem.

O recinto da Feira Medieval de Palmela vai funcionar dia 22, das 17h às 24h, dia 23, das 14h às 24h, e dia 24, das 14h às 23h. Como habitualmente, vai estar disponível um serviço de aluguer de trajes da época junto à entrada do recinto, sendo que o aluguer de traje inclui o ingresso de entrada no evento. Apesar de ser vista como uma acção que contribui para o reforço da identidade do evento, trajar para visitar a Feira Medieval de Palmela é facultativo.

O programa de animação vai contar com a habitual presença de artesãos, restauração, danças medievais, acampamentos, falcoaria, torneios de cavaleiros, entre muitos outros atrativos. Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Palmela.

As pulseiras que dão acesso ao evento vão estar em venda antecipada até ao dia 15 de setembro nas Bibliotecas Municipais de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo e nas Juntas de Freguesia de Poceirão e Marateca, e até ao dia 21 de setembro no Cine-Teatro S. João, em Palmela.

O valor das pulseiras é de 4€ para um dia e de 7€ para os três dias. Para visitantes menores de 12 anos a entrada é gratuita, mediante levantamento de pulseira nos locais de venda ou nas bilheteiras durante o evento. No caso de reservas para grupos de 10 ou mais pessoas, contacte feiras.mercados@cm-palmela.pt

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Jose-Cid-
Cultura
José Cid: Um Concerto Solidário em Palmela

No dia 25 de janeiro, o reconhecido cantor e compositor José Cid subirá ao

Freguesias-de-Poceirao
Lazer
Semana das Freguesias de Poceirão: Uma Oportunidade para Conhecer e Participar

As Semanas das Freguesias são eventos importantes que promovem a proximidade entre as comunidades

Mexa-se-em-Palmela
Lazer
Comece o ano em movimento com as Caminhadas Desportivas "Mexa-se em Palmela"!

O ano novo chegou e é hora de começar com o pé direito. Se