Uma Educação para o Ambiente

O Centro de Educação da Mata da Machada apresentou o relatório de atividades de 2023 ao mesmo tempo que revelou a planificação das atividades para o corrente ano de 2024.

São números que impressionam por ter sido visitado por “150 turmas em 24 escolas”, onde foram dinamizadas “acções para 3450 alunos”, revelou Rui Pedro Pereira, vereador responsável pelo Centro de Educação Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro (CMB).

De acordo com os números do autarca, “68 turmas de 28 escolas, num total de 1541 alunos, visitaram o Centro de Educação Ambiental” na Mata da Machada, com a participação de “879 voluntários em ações de plantação e controlo de espécies invasoras”.

Cerca de 840 pessoas participaram em diferentes iniciativas e workshops temáticos.
“O programa ‘Machada em Alerta` contou com a participação ativa de 32 jovens voluntários que realizaram 90 dias de vigilância ativa, o correspondente a 900 horas de proteção da Mata Nacional da Machada na época de incêndios florestais”.

O longo período das férias escolares no verão, foi preenchido pelos Campos de Férias  de Verão que, ao longo de dois meses, “integraram 130 participantes, 21 monitores e milhares de horas de diversão e aprendizagem em contato com a natureza”.

A 18.ª Subida do Rio Coina contou com “cerca de 350 participantes”. 

O Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Rio Coina (CEA), que através do município barreirense, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, prossegue um objetivo de educação para o desenvolvimento sustentável e para o exercício de uma cidadania responsável.

Destinado ao usufruto de toda a população, o CEA tem como missão colmatar uma lacuna existente até há uns anos na área da Educação Ambiental no concelho.

O projeto permitiu melhorar e reforçar a adequada gestão de recursos naturais do concelho do Barreiro, mais especificamente da área da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio Coina e, por outro lado, concentrar esforços de forma a estimular a participação ativa dos cidadãos na proteção do ambiente.

Para este ano e vivendo as alegrias do Carnaval, o CEA, tem programado “Os Dias de Portas Abertas”. Terão lugar nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro.

O CEA estará de portas abertas das 9h30 às 13h e das 14h às 16h e, como o nome indica, não é necessária marcação. A participação nas atividades é livre e decorre em família, sendo que as crianças devem ter mais de quatro anos.

Em família ou com amigos, participe nas divertidas brincadeiras sustentáveis que o CEA preparou para todos. Um projecto do presente com os olhos postos nas conquistas do futuro.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

ESPECIAL-25-DE-ABRIL
Cultura
Quinta-feira, 25 de Abril de 1974

“…Ritinha, fiquemo-nos por aqui, que o conto agora vai longo e repetido. Fecha o

Festival-para-a-Infancia-Sementes
Cultura
Festival para a Infância Sementes: Um Evento Imperdível na Margem Sul

O Festival para a Infância Sementes está de volta, trazendo consigo uma programação rica