Vem aí a nona edição da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos

A cidade de Setúbal está a preparar-se para receber a nona edição da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos. Organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Academia Rugby Clube de Setúbal, este evento promete ser mais emocionante do que nunca.

Inscrições e Detalhes do Evento

As inscrições para a regata estão abertas desde 21 de agosto. O limite máximo é de trinta embarcações participantes. Para se inscrever, é necessário pagar uma taxa de cinco euros por embarcação. As inscrições podem ser feitas presencialmente no Campo de Rugby de Setúbal, na Algodeia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 18h às 20h30, e aos sábados, das 9h às 13h. Também é possível fazer a inscrição por e-mail, para academia.rugby.setubal@gmail.com.

As embarcações devem ser construídas ou montadas pelas equipas no local do evento. Cada equipa pode ter no máximo três membros. As embarcações devem ser flutuantes e feitas com materiais escolhidos pela equipa. É permitido o uso de materiais expansíveis para aumentar a capacidade de flutuação.

O evento em si ocorre dia 17 de setembro. A concepção das embarcações (inicia às 8h30) é um desafio interessante, pois não é permitido o uso de peças de fabrico standard, como cascos de metal, madeira, fibra ou plástico. Além disso, velas normais, arneses, retrancas, pagaias ou remos não podem ser utilizados. As equipas precisam encontrar materiais alternativos e incomuns para construir as embarcações, que não podem ser ligados por arames metálicos.

Durante a regata, os tripulantes das embarcações devem obrigatoriamente utilizar coletes salva-vidas e mantê-los durante toda a competição. A regata terá início às 11h30, com um percurso definido em frente ao Parque Urbano de Albarquel. O trajeto será divulgado na página de Facebook do evento e no ato da inscrição. É importante ressaltar que o percurso pode ser alterado de acordo com as condições de vento e mar.

Sustentabilidade e Reciclagem

Após o término da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos, todas as embarcações devem ser desmontadas pelas equipes concorrentes. Os materiais utilizados na construção devem ser depositados nos contentores de reciclagem disponibilizados no local. Essa preocupação com a sustentabilidade é uma maneira de garantir que a regata seja realizada de forma responsável e respeitando o meio ambiente.

Prémios e Reconhecimento

A criatividade é um dos destaques da regata. Serão atribuídos prémios às equipas com as embarcações mais insólitas e mais ecológicas, desde que flutuem e naveguem, mesmo que de forma limitada. Além disso, haverá prémios para as embarcações mais rápidas das equipas particulares e do movimento associativo, desde que terminem a regata. E para a última embarcação a concluir o percurso, haverá um prémio de consolação.

A nona edição da Regata da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos promete ser um evento emocionante e divertido. A participação das equipas na construção das embarcações, utilizando materiais alternativos e criativos, torna esta competição única.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

O-Ultimo-Esconderijo-da-Inocencia
Cultura
Exposição "O Último Esconderijo da Inocência": Uma Chamada à Prevenção da Violência Sexual

A Casa do Largo está com uma exposição coletiva que pretende consciencializar para a

Circulo-de-Jazz-Fest
Cultura
13ª Edição do Círculo de Jazz Fest: Uma Celebração do Jazz em Setúbal com Abertura de Tó Trips Trio

O Círculo de Jazz Fest está de volta a Setúbal para a sua 13ª

MAEDS-Celebra-50-Anos
Cultura
MAEDS Celebra 50 Anos de História com Exposição de Artes Visuais

O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) comemora 50 anos