Viaje no Varino “O Boa Viagem”

Até ao final de Outubro, pode viajar no Varino “O Boa Viagem” na Moita. Existem 6 diferentes rotas que poderá experienciar. O barco viaja todos os dias, cada dia com uma diferente rota. O embarque e o desembarque são feitos no Cais da Moita.

O Varino “O Boa Viagem” é um barco centenário. O seu fundo é chato, o leme comprido e a proa redonda, alongada e aduncadamente recurvada para dentro. O mastro desta embarcação está inclinado para a ré, de onda solta a sua vela latina quadrangular e uma vela de estai à proa. Não é certo o ano de construção da embarcação, no entanto, é sabido que já no ano de 1900 existia, pois era propriedade do Sr. Emydio Gonçalves e estava registado na Capitania do Porto de Lisboa. À data, tinha como nome “Marechal Saldanha”. Sete anos mais tarde, em 1907, foi vendido ao armador Albano José Leite, que alterou no registo o nome da embarcação para “Albano I”.

Mais de 70 anos depois, em 1980, a embarcação foi adquirida pela Câmara Municipal da Moita com o objetivo de preservar e valorizar este barco como património histórico e cultural do estuário do Tejo. O varino foi recuperado pela mão do Mestre José Lopes através de técnicas tradicionais de carpintaria, calafeto e pinturas navais no estaleiro naval do Gaio. Por ocasião das Festas da Vila da Moita, em Setembro de 1981, o Varino completamente recuperado foi apresentado à população do concelho já com o seu atual nome “O Boa Viagem”. Esta nova designação, que ainda hoje se mantém, foi atribuída pela autarquia de acordo com as tradições religiosas locais.

“O Boa Viagem” está classificado como um bem cultural de interesse Municipal. Hoje em dia, serve funções culturais e didáticas estando enquadrado na missão de serviço público da autarquia através de um programa anual de passeios fluviais. Estes poderão ser realizados individualmente ou em grupo de acordo com o regime de marés. Os passeios a bordo desta embarcação histórica oferecem aos seus visitantes a possibilidade de conhecerem de uma forma única o estuário do Tejo e as suas margens, de uma forma integrada, cultural, turística e ecológica.

Todos os dias, o Varino realiza uma única viagem seguindo sempre uma das 6 rotas presentes no programa. As 6 rotas de que pode desfrutar são: A Rota do Fragateiro, A Rota das Salinas, A Rota à Descoberta do Tejo (I e II), Rota com História e a Rota da Festa. Pode consultar o horário e rota de cada dia através deste link. Para mais informações, contacte ainda o Posto de Turismo da Moita.

Não perca esta oportunidade! Até final de Outubro venha descobrir a beleza do Rio Tejo a bordo desta embarcação histórica!

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -