Vida e obra de Manuel João da Silva em exposição em Santiago do Cacém

Vai estar patente na Fundação Caixa Agrícola Costa Azul uma exposição biográfica sobre a vida e obra de Manuel João da Silva. Nascido em Sines, a 1 de dezembro de 1923, Manuel João da Silva radicou-se posteriormente em Santiago do Cacém em 1960. O futuro professor e escritor iniciou a sua vida profissional trabalhando na agricultura, com menos de 10 anos. Aos 25 anos redirecionou o seu percurso, tornando-se professor do 1º ciclo do ensino básico. Ávido por aprender mais para aprimorar a sua habilidade de ensinar, tornou-se um autodidata incansável. 

Além da sua carreira na educação, Manuel João da Silva também desempenhou uma variedade de funções, incluindo, entre outras atividades, trabalho em escritórios comerciais. A sua versatilidade e paixão pela aprendizagem eram evidentes em todas as áreas em que se aventurava.

Uma das contribuições mais notáveis de Manuel João da Silva foi a sua colaboração no jornal regional “A Gazeta do Sul”, sediado no Montijo. Nessa publicação, destacou-se como um profundo conhecedor da cultura local, conduzindo inúmeras pesquisas históricas e etnográficas com o objetivo de preservar a cultura e as tradições populares da região. Essas pesquisas resultaram numa série de trabalhos, muitos dos quais foram divulgados pelo município de Santiago do Cacém, como “A Riqueza dos Falares Regionais I”, “O Mastro da Fonte Loba”, “Pobrezinhos e Malteses de Porro e Manta”, “Como era a Vida em Casa do Lavrador Boieiros e Ganhões”, “Toponímia das ruas de Santiago de Cacém”, “Breve História e Ermidas no Tempo e no Espaço” ou “Feiras tradicionais do Município de Santiago do Cacém”.

A vida dos trabalhadores rurais, a história local e o património oral da região têm um papel central nas suas obras. A exposição biográfica sobre Manuel João da Silva vai decorrer de 23 de setembro a 28 de outubro, terças e quartas-feiras, entre as 14h e as 18h. Esta é uma iniciativa da Associação Cultural de Santiago do Cacém, em parceria com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -

Você também pode gostar:

Festival-ComDanca
Cultura
Festival ComDança 2024: Celebrando a Arte e a Dança em Santiago do Cacém

O Festival ComDança 2024 está a chegar a Santiago do Cacém, trazendo consigo uma

Santiago-do-Cacem
Lazer
Santiagro Está de Volta

A XXXVI edição da Feira Agropecuária e do Cavalo, de Santiago do Cacém, será

Geografias-de-uma-vida
Cultura
Descobrindo as "Geografias de uma vida" de José Afonso em Santiago do Cacém

Imerso na rica história e tradição cultural de Santiago do Cacém, o Auditório Municipal