Visite o Museu Municipal de Alcochete

Na Rua Dr. Ciprião de Figueiredo, em Alcochete, tem casa o núcleo Sede do Museu Municipal da vila. Aqui encontra um pequeno mas acolhedor espaço onde está contada e exposta a história desta bonita localidade. Um espaço que une a história, a tradição e a identidade local que são preservadas e ensinadas a todos os que a queiram conhecer.

No Museu Municipal de Alcochete pode conhecer e explorar as raízes culturais e históricas da vila através de abrangentes exposições e coleções que contam a história do povo alcochetano, desde os tempos antigos até à atualidade.

Esta casa conta com mais de 30 anos na sua própria história e foi em 2001 integrada na Rede Portuguesa de Museus. O Museu é composto por dois núcleos: o Núcleo Sede e o Núcleo de Arte Sacra.

O Núcleo Sede do Museu abriu pela primeira vez ao público a 13 de Agosto de 1988 e no seu interior são abordadas diferentes temáticas que contam a história dos momentos mais importantes da história do concelho. As diferentes coleções são apresentadas de acordo com critérios históricos e cronológicos. Estas coleções incluem fascinantes vestígios dos períodos paleolítico, neolítico e da época romana que foram recuperadas após escavações realizadas na área geográfica do concelho.

Para além desta coleção, existem ainda outras áreas de exposição que evidenciam a história e cultura de Alcochete e que mostram a importância de atividades ligadas ao mar como a salicultura, a construção naval e o transporte fluvial que construíram e moldaram a vila dando origem a crenças e celebrações tradicionais de Alcochete.

Mais tarde, em 1993, e após profundas obras de recuperação da Igreja da Misericórdia, situada junto ao pontão da vila, foi aqui instalado o Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal. Este núcleo apresenta um percurso expositivo, que demonstra a qualidade da coleção de pintura que integra e que tem como principais destaques o retábulo do altar-mor e a bandeira da Misericórdia, uma das mais antigas do país.

Aqui pode ainda observar um notável conjunto de peças de diferentes áreas da arte cujo o principal destaque vai para a coleção de escultura, três peças em calcário policromado que datam dos séculos XIV-XV, provenientes de escavações arqueológicas realizadas na antiga igreja de Santa Maria da Sabonha, na freguesia de S.Francisco.

Para além de estar aberto ao público, o Museu Municipal colabora e realiza frequentemente atividades com as escolas da vila de forma a passar às novas gerações os conhecimentos e a história da localidade.

Visite o Museu Municipal de Alcochete e conheça a fascinante história desta localidade à beira-mar. 

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -