XXV Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal: Celebração da Arte e Cultura

XXV Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal: Celebração da Arte e Cultura

A XXV Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal está de regresso à cidade para proporcionar onze dias de imersão cultural, reflexão e uma vida com sentido. Na apresentação do festival, a autarquia destacou a importância deste evento que celebra um quarto de século de atividade, afirmando que o teatro é um canal privilegiado de difusão cultural, capaz de conquistar e chegar onde outros meios não conseguem.

Espetáculos e Atividades

A XXV Festa do Teatro reserva espetáculos e atividades em diversos locais com o objetivo de descentralizar e levar a cultura a todo o território, ampliando e diversificando os espaços do festival. O festival passa por locais como o Convento de Jesus, a Escola Secundária Sebastião da Gama, a Casa da Cultura, a Praça de Bocage, o espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, o Mercado da Conceição e o Jardim de Palhais, que são novidades nesta edição. O diretor artístico do certame, José Maria Dias, destacou a programação eclética, com uma maior abrangência de público, visando compartilhar a criatividade em diversas linguagens e abordagens artísticas.

Dentre os espetáculos da programação “Oficial”, merecem destaque as quatro estreias, incluindo “A Ruiva”, uma coprodução do Teatro Estúdio Fontenova com a Companhia João Garcia Miguel, encenada por Sara Ribeiro e com André Marques, Catarina Ribeiro, Duarte Lopes e Sara Tubio Costa no elenco. “A Ruiva” é uma peça que aborda anseios e a capacidade de transformação, oferecendo uma reflexão aberta sobre questões da atualidade. O espetáculo terá quatro sessões agendadas no Fórum Municipal Luísa Todi, nos dias 18, 19, 20 e 21, sempre às 22h. Vale ressaltar que a última apresentação contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, uma novidade nesta edição do festival.

Outras Estreias e Encenações

Além de “A Ruiva”, a Festa do Teatro apresenta um vasto leque de encenações que compartilham criatividade em diversas linguagens e abordagens artísticas. Entre as estreias, destacam-se “Cancer”, da Tela Negra, e “ASAE da Liberdade”, ambos com sessões a iniciar às 19h na Escola Secundária Sebastião da Gama, assim como “Lista de Esperas”, do Coletivo Caroço, às 19h, no espaço A Gráfica. A programação inclui produções de companhias portuguesas, bem como de Angola, Brasil, Espanha, Chile, Argentina e Itália.

Além da programação “Oficial”, a XXV Festa do Teatro apresenta a seção “Off – Mais Festa”, que conta com cerca de uma dezena de projetos emergentes. Esses projetos apresentam-se na cidade, tanto em caráter competitivo quanto não competitivo. Essa seção visa dar espaço a novos talentos e promover a diversidade artística.

Outras Atividades e Informações

Além dos espetáculos, a Festa do Teatro também oferece outras atividades, como concertos, exposições, workshops, sessões de cinema e conversas sobre diversos assuntos teatrais. Para mais informações sobre a programação completa, bilheteira e reservas, aceda ao site oficial do evento aqui. Os bilhetes para os espetáculos da programação “Oficial” têm o valor de 8 euros para o público em geral e 6 euros para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 anos e profissionais do espetáculo. Portadores do cartão Amigos do Teatro Estúdio Fontenova têm direito a bilhetes a 2,5 euros. Já as apresentações da seção “Off – Mais Festa” têm entrada gratuita, porém uma gratificação solidária “ao chapéu” pode ser solicitada ao público para apoiar os artistas.

Bilheteira e Contacto

A bilheteira estará aberta a partir de 16 de agosto, das 18h às 20h, na Escola Secundária Sebastião da Gama, com entrada pela Avenida Mariano de Carvalho. Também é possível adquirir bilhetes no local do espetáculo, uma hora antes do início, exceto nos eventos de entrada gratuita realizados no Fórum Municipal Luísa Todi. Para mais informações sobre a bilheteira, entre em contato através do email bilheteira.fmlt@mun-setubal.pt ou pelo telefone 265 522 127.

A XXV Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal é um evento imperdível para os amantes da arte e da cultura. Com uma programação diversificada e eclética, conta com espetáculos de teatro, dança, exposições, filmes, conversas e muito mais. Aproveite a oportunidade única para mergulhar na imersão cultural e reflexão proporcionadas pelo teatro.

PARTILHE NAS REDES
- PUBLICIDADE -
Também poderá gostar de
Dar-Asas-a-Criatividade
Cultura

Dar Asas à Criatividade: Setúbal Convida a Celebrar a Liberdade Através da Arte

Os habitantes de Setúbal estão convidados a participar numa iniciativa inédita que visa encher um estendal gigante, a ser exibido no centro da...

Jazz-na-Vila-de-Azeitao
Cultura

Descobrindo o Jazz na Vila de Azeitão: Uma Viagem Musical Inesquecível

Azeitão tornou-se o palco perfeito para uma celebração anual do jazz, o Jazz na Vila. Esta iniciativa, que ganhou vida em 2023, conquistou...

Concurso-de-Fotografia
Cultura

Concurso de Fotografia "Verde e Azul" Celebra as Belas Paisagens da Região de Setúbal

Setúbal é conhecida pela sua beleza natural e diversidade cultural. As suas paisagens deslumbrantes, com as águas cristalinas do rio Sado e as...